Artes/cultura
19/08/2020 às 13:00•2 min de leitura
A Expedia, companhia norte-americana de viagens e tecnologia, "reconstruiu", através de GIFs, alguns monumentos do mundo antigo que tiveram sua gloria durante o Período Clássico. O projeto ocorreu em parceria com artistas especialistas em design, resultando em um conteúdo incrível e ultrarrealista que nos faz sentir como se fosse possível estar na presença das construções como eram originalmente.
Construído durante o século V a.C. na Grécia Antiga, o Partenon era um templo dedicado à deusa Atena e elevado através do conhecimento mais avançado de arquitetura grega. Resistindo por séculos, seus maiores danos foram sentidos em 1876, durante ataque dos venezianos à Atenas.
Atualmente, o templo encontra-se em processo de restauração pelo Ministério da Cultura e Turismo da Grécia.
(Fonte: Expedia/Reprodução)
O Largo di Torre Argentina foi uma das praças mais importantes da República Romana, com o estabelecimento de templos e do Teatro de Pompeu, hoje em ruínas e nada menos que o local onde Júlio César foi assassinado. Com o tempo, as construções ao redor da praça passaram por eventos catastróficos, resultando em destruições e reconstruções de algumas das principais obras.
(Fonte: Expedia/Reprodução)
A Pirâmide do Sol, localizada no sul do México, é a terceira maior pirâmide do mundo. Apesar de ainda permanecer bem preservada, sofreu uma significativa perda logo após seu apogeu, no século II d.C., comprometendo seu topo, onde existia um templo de madeira para a realização de oferendas e orações a deuses ancestrais.
(Fonte: Expedia/Reprodução)
Tendo sua construção iniciada no século XIV a.C. e concluída apenas no período muçulmano, o Templo de Luxor foi palco de dedicação a diversos deuses antigos e um dos locais de festa mais importantes do Egito, chegando a ser conhecido como "Harém do Sul".
(Fonte: Expedia/Reprodução)
Elevada como homenagem ao Imperador romano Públio Élio Trajano Adriano, a Muralha de Adriano se estendia por todo o norte da Inglaterra, com diversos pontos de checagem onde centuriões do Império se estabeleceram durante a sua histórica expansão.
(Fonte: Expedia/Reprodução)
O mais importante templo da Roma Antiga era um local de assembleias, reuniões e funcionava como uma galeria particular do Império. Fechado ainda na antiguidade pelo Imperador Teodósio I, a construção foi palco de posteriores invasões e saques, com a remoção de vários itens valiosos que nunca foram recuperados.
(Fonte: Expedia/Reprodução)
Cidade pré-colombiana da civilização maia, Cobá era um importante território político e econômico da região, além de ser centro cultural para observação espacial e práticas esportivas. Construído entre os anos 500 e 900, foi alvo da modernidade durante a invasão espanhola, algo que resultou na reconstrução de sua arquitetura e instalação de novos prédios.
(Fonte: Expedia/Reprodução)