Conheça 5 dos principais fatores ligados ao surgimento do câncer

Último Vídeo

Recentemente, o câncer se tornou o maior problema da saúde pública no mundo e é um dos principais responsáveis pela morte prematura — antes dos 70 anos de idade — na maioria dos países. A doença é resultado de danos ou mutações genéticas no DNA dos seres vivos e pode ser causada por diversos fatores externos e internos, como genética, alimentação e modo de viver.

Dessa maneira, a preocupação pela doença promoveu pesquisas em todo mundo, que buscaram mapear os principais carcinógenos — fatores causadores de câncer — e sua atuação no corpo humano. Conheça abaixo alguns deles: 

1 - Açúcar

(Fonte: Pexels/Reprodução)(Fonte: Pexels/Reprodução)

Recentes estudos mostram que o açúcar, além de ser um dos principais responsáveis pelo diabetes, também pode danificar células do corpo humano e servir como combustível para o crescimento de tumores de câncer. 

2 - Alimentos processados

(Fonte: Pexels/Reprodução)(Fonte: Pexels/Reprodução)

Alimentos processados estão correlacionados com o surgimento da doença, segundo cientistas franceses. Dados apontam as embalagens plásticas e conservantes como possíveis causas do problema, sem conclusão definitiva quanto o principal responsável.

Carnes industrializadas, como o bacon, carnes e salsichas também estão ligadas à doença. De acordo com a OMS, os tratamentos para preservar o sabor e consistência desses alimentos são fatores potencialmente cancerígenos. 

3 - Álcool

(Fonte: Pexels/Reprodução)(Fonte: Pexels/Reprodução)

O consumo intenso e regular de bebidas alcoólicas está associado ao surgimento de diversos tipos de câncer, sobretudo no sistema digestivo, de acordo com uma pesquisa feita em 2018, em 19 países desenvolvidos.

4 - Cigarros e vapers

(Fonte: Pexels/Reprodução)(Fonte: Pexels/Reprodução)

Atualmente, os riscos sobre o hábito de fumar são mais conhecidos e divulgados. Contudo, o crescimento do uso de vapers levaram cientistas a estudar mais sobre a nova moda.

Enquanto a fumaça do cigarro convencional causa danos pelas mais de 70 substâncias químicas presentes em sua fórmula, os vapers podem causar irritação nas células da boca e garganta e, assim, também se tornar um fator cancerígeno.

5 - Herança genética

(Fonte: Pexels/Reprodução)(Fonte: Pexels/Reprodução)

Segundo o Instituto Nacional de Câncer nos Estados Unidos, as mudanças genéticas cancerígenas podem ser herdadas pelos filhos caso já estejam presentes em suas células germinativas. Estima-se que mutações genéticas tenham uma influência de até 10% no surgimento da doença. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.