Cientistas reconstroem rosto de monge inglês do século XV

09/09/2020 às 10:592 min de leitura

Os rostos de personalidades históricas da Idade Medieval são pouco conhecidos, uma vez que poucas pessoas tinham o privilégio de ter um pintor à disposição. Mas a tecnologia promete ajudar a superar essa lacuna. Cientistas conseguiram revelar os traços do rosto do Abade John de Wheathampstead, um poderoso monge inglês do século XV.

Sua face foi reconstruída digitalmente por cientistas do Face Lab da Universidade John Moores, de Liverpool. Os pesquisadores usaram tomografias computadorizadas do crânio do homem, que teve o esqueleto descoberto durante escavações há alguns anos, durante as obras de construção de um novo centro de visitantes na Catedral de Saint Albans, no Reino Unido.

Liberdade artística

Aparência do monge inglês medieval foi revelada por equipe de cientistas. (Fonte: Liverpool John Moores University/Facelab)Aparência do monge inglês medieval foi revelada por equipe de cientistas. (Fonte: Liverpool John Moores University/Facelab)

Apesar do feito, a reconstrução da imagem do rosto usando apenas um crânio não é tão exata assim. Da mesma forma que os pintores medievais poderiam melhorar ou piorar algumas características de seus retratados, os cientistas também tiveram certa liberdade artística ao reconstruir a face do monge.

Isso porque a forma do crânio dá apenas algumas pistas limitadas sobre como os tecidos moles, como músculos, gordura e pele, realmente se apresentam no rosto de uma pessoa. Para preencher as lacunas, os pesquisadores se basearam em outras informações da época e do lugar em que a pessoa viveu.

As fontes históricas sugerem que o monge John de Wheathampstead era conhecido por ter uma pele vermelha e sofria de problemas de saúde crônicos, como problemas no baço, rins, fígado e estômago. Além disso, a equipe usou retratos históricos da época para ter uma ideia de como esse homem poderia se vestir e qual seria seu penteado.

Quem era o monge?

O Abade John de Wheathampstead foi uma figura importante nos negócios públicos e desempenhou um papel central nas reformas internas da Igreja, promovendo os interesses de propriedade da abadia e garantindo os privilégios papais. Dado o poder da Igreja na Inglaterra na época, esse cara era comparável a um político astuto de hoje.

Outras reconstruções de face

Cientistas do Face Lab usaram técnicas semelhantes para reconstruir digitalmente várias figuras históricas nos últimos anos. Além disso, outro grupo de cientistas também reconstruíram o rosto de uma jovem que viveu na Idade da Pedra, cujo esqueleto foi encontrado na Grécia.

Gostou do retrato do monge? Qual figura histórica você gostaria que tivesse o rosto revelado pelos cientistas?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: