Destroços de navio nazista são encontrados na Noruega

15/09/2020 às 03:002 min de leitura

Segundo dados apresentados por um veículo subaquático operado remotamente (ROV) pela Statnett, a principal operadora de rede elétrica da Noruega, o navio nazista de treinamento Karlsruhe, que estava desaparecido há quase 80 anos, foi encontrado a cerca de 24 quilômetros da cidade de Kristiansand, naufragado abaixo de 490 metros da superfície do oceano.

O naufrágio foi identificado pelo veículo rastreador em 2017, quando havia sido enviado para enviar dados de inspeção da rede de cabos subaquáticos da companhia. Ancorado pelo navio Olympic Taurus, o operador remoto passou anos explorando as profundezas da costa norueguesa, chamando a atenção dos pesquisadores e técnicos após enviar as primeiras imagens de um suposto navio de guerra abatido por torpedos.

(Fonte: Statnett/Reprodução)(Fonte: Statnett/Reprodução)

"Quando os resultados do ROV nos mostraram um navio que foi torpedeado, percebemos que era de guerra", disse o engenheiro Ole Petter Hobberstad. "Conforme os canhões se tornaram visíveis na tela, entendemos que era um enorme navio de guerra."

As capturas feitas pela sonda subaquática mostraram, além de duas torretas de canhão incrivelmente bem preservadas, um medalhão de batalha decorado com a suástica nazista. "Karlsruhe é uma visão impressionante", disse o arqueólogo Frode Kvalø, do Museu Marítimo Norueguês, em Oslo . "A maioria dos grandes navios de guerra em águas profundas virou [ao contrário] no caminho para o fundo do mar por causa de sua grande superestrutura, mas o Karlsruhe desceu direto e está apoiado na quilha."

(Fonte: Statnett/Reprodução)(Fonte: Statnett/Reprodução)

A identificação dos destroços náuticos deram fim a um mistério de quase 80 anos, visto que a localização do naufrágio da embarcação alemã era desconhecida pela comunidade acadêmica.

O navio de treinamento Karlsruhe

Navio de treinamento de cadetes e de patrulha nas costas espanholas em 1930, o Karlsruhe entrou em reforma no início da Segunda Guerra Mundial, retornando às atividades em 1940, quando foi utilizado como embarcação de emboscada para atingir a cidade de Kristiansand, na Noruega. "O navio foi um ator importante em um momento crucial da história moderna norueguesa", disse Kvalø.

Durante a invasão, o navio foi atingido pelos noruegueses e bateu em retirada, sendo novamente alvo de tiroteios e consequentemente destroçado pelos torpedos do submarino britânico Truant. Os soldados que estavam nas instalações imediatamente saltaram para o mar, deixando o Karlsruhe para submergir e desaparecer definitivamente na história do conflito.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: