Fósseis de peixes-boi da Era do Gelo são descobertos no Texas

06/10/2020 às 08:002 min de leitura

Pesquisadores identificaram oito ossos de peixes-boi que documentam a primeira ocorrência dos animais no território do Texas, Estados Unidos. A datação dos registros fósseis apontou que as espécies encontradas chegaram a ocupar o território sulista entre 11 mil e 240 mil anos atrás, sugerindo que os grupos de mamíferos aquáticos migraram para a região durante a Era do Gelo e resistiram a temperaturas muito inferiores às mais atuais.

Segundo o autor do projeto, Christopher J. Bell, da Universidade de Austin, Texas, sete espécimes de peixes-boi foram encontrados ao longo das praias de McFaddin e Caplen (na costa noroeste do Golfo do México), enquanto o outro foi encontrado na Baía de Corpus Christi. Dos oito fósseis documentados, sete pertencem ao Trichechus manatus, a mesma espécie que atualmente habita a costa do Golfo do México, e o último pertence a uma subespécie extinta, o Trichechus manatus bakerorum

(Fonte: Christian J. Bell / Reprodução)
(Fonte: Christian J. Bell / Reprodução)

“Eles foram encontrados em praias que são conhecidas por apresentarem mamíferos característicos da fauna do Pleistoceno, e nossa avaliação de idade é baseada nessa associação e na preservação, cor e densidade comparáveis dos ossos do peixe-boi e ossos de espécies extintas das praias do Pleistoceno“, disse Christopher J. Bell em artigo publicado no Paleontologia Electronica.

(Fonte: Christian J. Bell / Reprodução)
(Fonte: Christian J. Bell / Reprodução)

A pesquisa levanta questões interessantes sobre a ocupação histórica dos peixes-boi, levando os especialistas a considerar as possibilidades dos mamíferos aquáticos terem migrado para o Texas ou terem feito do local uma espécie de lar definitivo. “Todas essas linhas de evidência apoiam que os ossos dos peixes-boi surgiam de forma constante”, disse o curador das Coleções de História Natural do SHSU, William Godwin.

A aventura gelada dos peixes-boi

Os estudos modernos sobre a migração e a fisiologia dos peixes-boi foram surpreendidos pela identificação dos registros fósseis, pois não confiavam que os animais pudessem sobreviver às baixas temperaturas e às geleiras da Era do Gelo. Sem nenhuma gordura isolante e com uma baixa atividade metabólica, os mamíferos tradicionalmente buscam regiões tropicais e subtropicais, mantendo distância de climas inóspitos para as espécies.

“A presença de peixes-boi no noroeste do Golfo do México no Pleistoceno adiciona um ponto de dados interessante, embora enigmático, para reconstruções paleoambientais da região”, conclui Christopher J. Bell.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: