5 cientistas negros e a importância de seus trabalhos

20/11/2020 às 12:002 min de leitura

Nesta sexta-feira (20), é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data, instituída em 2011, homenageia Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares morto em 1695, considerado um símbolo da luta e da resistência dos negros escravizados.

Para celebrar a data que relembra a luta contra o preconceito e a opressão, listamos cinco cientistas negros cujo trabalho teve um grande destaque ao longo dos últimos tempos. Confira.

1. George Washington Carver

(Fonte: Wikimedia Commons)
(Fonte: Wikimedia Commons)

Nascido ao fim da Guerra Civil Americana, Carver desenvolveu um método de colheita para ajudar famílias negras a sobreviver em pequenas fazendas, além de invenções que tornaram as atividades de campo mais leves e lucrativas.

Ele também descobriu em torno de 100 derivados do amendoim que foram usados na produção de plásticos, gasolina, tinturas e cosméticos.

2. Patricia Bath

(Fonte: Wikimedia Commons)
(Fonte: Wikimedia Commons)

Pesquisadora na área de oftalmologia, Bath foi responsável por melhorar a qualidade de visão de milhões de pessoas, ao criar um tratamento a laser para catarata menos doloroso, em 1981.

Seu invento possibilitou a restauração da visão em pacientes que não enxergavam há mais de 30 anos.

3. Charles Henry Turner

(Fonte: Wikimedia Commons)
(Fonte: Wikimedia Commons)

Especialista em biologia e zoologia, Turner centrou suas pesquisas no comportamento animal. Um de seus trabalhos provou que os insetos conseguem escutar e distinguir tonalidades. 

Já em outros, ele descobriu como as baratas aprendem usando uma técnica de tentativa e erro e a capacidade das abelhas de enxergar cores.

4. Mae Jemison

(Fonte: Wikimedia Commons)
(Fonte: Wikimedia Commons)

Primeira mulher negra a viajar ao espaço, em 1992, Jemison contrariou a todos que apostavam no seu fracasso ao tentar se tornar uma astronauta.

Superando as dificuldades, ela conduziu experimentos com células ósseas enquanto estava em órbita. E após sair da NASA, criou sua própria empresa, com atuação nas áreas de ciências e tecnologia.

5. Neil deGrasse Tyson

(Fonte: Wikimedia Commons)
(Fonte: Wikimedia Commons)

Um dos cientistas negros mais famosos da atualidade, Tyson é uma das maiores referências nas áreas de astrofísica e cosmologia, além de ser um grande comunicador de ciência, aparecendo frequentemente em programas de TV nos Estados Unidos.

Autor de vários livros sobre astronomia, ele dedica parte do seu tempo a explicar teorias complexas sobre o universo para leigos, tornando a ciência mais acessível.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: