Seja o primeiro a compartilhar

Homens modernos faziam sexo com neandertais na Idade da Pedra

Segundo fósseis de dentes, os homens modernos da Idade da Pedra faziam sexo com neandertais. Afinal, os dois viveram na Europa e na Ásia ao mesmo tempo, coexistindo por milhares de anos até que os neandertais desaparecessem. Os eventos aconteceram há cerca de 40 mil anos.

Durante o período, era comum que as duas espécies se encontrassem. Então, segundo análises de 11 dentes encontrados em uma caverna, eles faziam sexo e tinham filhos. Afinal, os exemplares provam que os indivíduos tinham ascendência tanto dos Homo neanderthalensis, como do Homo sapiens.

(Fonte: National Memory Museum/Reprodução)
(Fonte: National Memory Museum/Reprodução)

DNA de neandertais existe até hoje

Além dos dentes encontrados, provas da descendência do cruzamento das duas espécies podem ser encontradas até hoje. Afinal, a maioria dos europeus tem cerca de 2% de DNA neandertal nos genomas.

Os dentes foram encontrados em Jersey, ilha no Canal da Mancha. A região é conhecida como La Cotte de St. Brelade e foi escavada pela primeira vez em 1910. A análise dos exemplares foi publicada no Journal of Human Evolution e concluiu que os 11 dentes pertenciam a dois indivíduos diferentes. Os homens viveram há cerca de 48 mil anos e têm características de ambas as espécies.

Porém, até o momento, não foram realizadas análises de DNA para comprovar a dupla ascendência. Para isso, será preciso recuperar o DNA das amostras. O que, segundo os pesquisadores, é uma questão de sorte. Afinal, a idade pode prejudicar essa preservação.

(Fonte: National Memory Museum/Reprodução)
(Fonte: National Memory Museum/Reprodução)

Ainda assim, a conclusão de que os dentes pertenciam ao resultado do cruzamento entre homens modernos e neandertais é bastante assertiva. Isso porque os exemplares contam com raízes de dentes parecidas com o dos neandertais, enquanto a coroa dos dentes é mais similar aos humanos modernos.

Por outro lado, existe ainda a possibilidade de que a espécie fosse isolada geograficamente e tivesse desenvolvido suas próprias características. Porém, essa é uma teoria remota, já que a região costumava ficar conectada à França. Por isso, a teoria mais provável é a de que, sim, homens modernos faziam sexo com neandertais durante a Idade da Pedra. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.