Pessoas narcisistas são mais violentas?

02/06/2021 às 05:002 min de leitura

Seres humanos que se importam muito com a própria imagem possuem maior tendência a serem agressivos e violentos, ao menos é o que indica um nova pesquisa feita pela The Conversation. Após analisar 437 estudos sobre narcisismo e agressão envolvendo 123 mil participantes, os pesquisadores descobriram que o narcisismo está relacionado a um aumento de 21% nos casos de agressão e de 18% de violência.

O termo "narcisismo" vem da figura grega de Narciso, um herói mitológico que se apaixonou pela própria imagem ao olhar seu reflexo na água. Enquanto isso, os pesquisadores descreveram a "agressão" como qualquer comportamento com a intenção de prejudicar outra pessoa que não deseja ser prejudicada e a "violência" é como uma forma de agressão envolvendo danos físicos extremos.

Excesso de agressividade

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Conforme apresentado pelo relatório, os indivíduos narcisistas são especialmente agressivos quando provocados, mas também podem apresentar certo nível de agressividade mesmo quando são deixados em paz. Dessa forma, o simples fato de possuírem grande apreço pela própria imagem já os tornaria mais propensos a um comportamento explosivo.

Os participantes do estudo com altos níveis de narcisismo apresentaram maiores níveis de agressão física, agressão verbal, espalhar fofoca, intimidar outras pessoas e até intimidar espectadores inocentes. Os ataques ocorreram tanto em oportunidades em que eles estiveram de cabeça quente quanto nas vezes que não foram provocados.

Um dos motivos para isso ocorrer seria pelo fato das pessoas que pensam serem superiores parecem não ter escrúpulos em atacar outras pessoas que consideram inferiores. Em geral, o narcisismo esteve relacionado à agressão entre homens e mulheres de todas as idades, tanto de países ocidentais quanto orientais.

Problemas de relacionamento

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Os dados colhidos durante a pesquisa da The Conversation mostram que de certa forma todas as pessoas possuem algum nível de narcisismo, mas com alguns indivíduos apresentando níveis bem mais elevados do que outros. Quanto maior o narcisismo, maior a agressividade.

Outro fator importante a se considerar é que essa classe de indivíduos aparenta ter diversos problemas para relacionamentos sociais. Em geral, pessoas muito narcisistas costumam ser péssimos parceiros amorosos, além de tenderem a discriminar os outros e a ter pouca empatia.

Para piorar a situação, as redes sociais parecem estar agravando o número de casos. Pesquisas recentes mostram que pessoas que postaram um grande número de 'selfies' nas redes sociais desenvolveram um aumento de 25% nos traços narcisistas em um período de quatro meses, enquanto que 85% das pessoas tem tirados mais fotos de si nos últimos anos. 


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: