Ovos de crocodilo da 'Era dos Dinossauros' são achados no Brasil

15/06/2021 às 14:002 min de leitura

Cerca de 20 ovos fossilizados de crocodilo pertencentes a "Era dos Dinossauros" foram descobertos em um sítio paleontológico em Presidente Prudente, em São Paulo, em 2021. A descoberta foi relevada pelo paleontólogo Willian Roberto Nava pelas redes sociais.

Segundo o pesquisador, os ovos foram achados pela primeira vez em fevereiro após uma série de análises de rochas retiradas do local durante o período de cercamento da região do Parque dos Girassóis em 2020. Então, as amostras foram levadas ao Museu de Paleontologia de Marília para maiores estudos.

Descoberta histórica

(Fonte: William Nava/Museu de Paleontologia de Marília)(Fonte: William Nava/Museu de Paleontologia de Marília)

Após as análises laboratoriais, os pesquisadores constataram que os ovos encontrados em Presidente Prudente se tratavam de uma ninhada de uma espécie não identificada de crocodilos pré-históricos. Em sua declaração, Nava esclareceu que os ovos são um importante achado para a história e tenham entre 70 milhões e 80 milhões de anos.

Os ovos, que medem de 6 a 8 centímetros, foram encontrados muito próximos uns dos outros no sítio que vem sendo escavado desde 2004. Na visão dos pesquisadores, existem fortes indícios de que os exemplares possam ser do Mariliasuchus amarali, também chamado de crocodilo de Marília.

No início dos anos 2000, a pesquisadora Claudia Magalhães, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), identificou dois exemplares de ovos muito semelhantes aos achados em Presidente Prudente. A diferença, entretanto, é que eles estavam isolados e sem a presença de ossos por perto.

Ovos de dinossauros

Durante as escavações pelo Parque dos Girassóis, Nava e sua equipe também encontraram um ovo maior do que os demais, o qual pode ser de um terópode, pequeno dinossauro carnívoro. Caso comprovado, a descoberta seria muito importante e rara, visto que ovos fossilizados são difíceis de preservar por possuírem estrutura frágil.

"Ainda dependemos de análise desse material em lâmina (microscópio) para confirmar, mas ovos fossilizados de dinossauros ainda não tinham sido encontrados no Estado de São Paulo", afirmou o paleontólogo. De todo modo, a descoberta de uma ninhada de ovos de crocodilo segue sendo impressionante e sem precedentes no Brasil.

Após ser levado ao Museu de Paleontologia de Marília, o material será posteriormente analisado nos laboratórios da Universidade de Brasília (UnB). É possível que o estudo identifique a possível presença de um embrião no interior dos ovos, o que facilitaria determinar a espécie do animal que o produziu.