Cascata de tubos de argila vira ar-condicionado barato

16/06/2021 às 12:002 min de leitura

Criado como um projeto de decoração para a fabricante de capacitores de filme DEKI Electronics, na cidade de Uttar Pradesh, na Índia, um novo sistema de refrigeração em forma de fonte também se destacou pelo seu aspecto de economia e sustentabilidade, e também por se apresentar como uma alternativa barata e eficiente aos condicionadores de ar tradicionais.

Fonte: Ant Studio/ReproduçãoFonte: Ant Studio/Reprodução

Divulgado recentemente pela empresa de arquitetura e design Ant Studio de Nova Delhi, o sistema esférico que mais parece uma colmeia consegue imprimir ao ar-condicionado normal, um toque estético, e ao mesmo tempo garantir um ambiente fresco com pouca manutenção, usando tubos de argila e água para consumir menos energia.

Para obter esse resfriamento eficiente do ar, o sistema é a princípio embalado em centenas de cones de terracota. Para determinar a forma e o tamanho desses cones, foram utilizadas análise computacional avançada e técnicas modernas de calibração. A terracota porosa recebe um fluxo de água, como uma cascata, que passa a evaporar dos cones encharcados.

Como funciona a cascata de terracota?

Fonte: Ant Studio/ReproduçãoFonte: Ant Studio/Reprodução

A água desce pela estrutura apenas uma ou duas vezes por dia, mas é o bastante para que a argila absorva o líquido e, principalmente, para que a água evapore lentamente dos cones, e reduza as temperaturas ao redor da estrutura entre -12?°C a -14?°C. Após cair, como se fosse uma pequena cachoeira, a água é captada em um coletor cerâmico em forma de fonte.

Inspirada em potes de barro que eram usados para resfriamento de água no Paquistão, desde o ano 3000 a.C., a solução natural e de baixo custo parece mais com uma instalação de arte pós-moderna do que com um sistema de climatização. E só gasta eletricidade para bombear a água. Se conectada a uma fonte natural, o custo de energia será zero.

Fonte: Ant Studio/ReproduçãoFonte: Ant Studio/Reprodução

Falando ao site de tecnologias "verdes" Inhabitat, o fundador do Ant Studio, Monish Siripurapu, explicou que o experimento abre muitas possibilidades para, unindo técnica e forma, promover uma verdadeira revolução nos sistemas de refrigeração natural, um componente essencial, "mas ignorado, da funcionalidade de um edifício". Em termos artísticos, há também várias leituras, sem abrir mão do petrichor (cheiro de chuva).

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: