Estilo de vida
11/07/2021 às 05:00•2 min de leitura
Você sabia que há 86 bilhões de células no cérebro? Essas células são responsáveis por executar a maior parte das ações que realizamos no dia a dia. Ao longo dos milhares de anos, fomos desenvolvendo nosso cérebro, mas os especialistas determinam que o nosso estilo de vida moderno está destruindo nossas vias neurais, deixando-nos mais lentos e menos criativos.
Confira quatro hábitos que prejudicam nosso cérebro.
O home office fez muitas pessoas intensificarem o sedentarismo, que é prejudicial à saúde e ao cérebro. (Fonte: Freepik/Reprodução)
Desde que o home office começou, muitas pessoas pararam de realizar exercícios físicos e diminuíram sua movimentação, pois trabalham, comem e dormem no mesmo ambiente.
Ficar sentado por muito tempo, além de estar diretamente relacionado a doenças cardíacas, obesidade e depressão, também pode mudar o nosso cérebro. Quando nos movimentamos, o nosso corpo libera hormônios que ajudam no funcionamento do corpo e do cérebro, como endorfina, adrenalina e serotonina.
Atualmente, somos bombardeados com milhares de informações ao longo do dia. Na tentativa de sermos mais produtivos, optamos pelas multitarefas, abrindo várias abas no computador, respondendo pessoas simultaneamente no celular e no e-mail. O resultado disso é a perda de foco e a difusão de concentração que leva à improdutividade e sobrecarga de informações.
Uma pesquisa descobriu que as pessoas que realizam multitarefas têm menos densidade no córtex cingulado anterior, uma região responsável pela empatia e pelo controle cognitivo e emocional. Para reduzir isso, planeje o seu dia com uma lista de tarefas e vá eliminando uma de cada vez. Algumas pessoas também ouvem música clássica enquanto trabalham para melhorar a atenção.
O sono tem uma função essencial para restabelecer as funções cerebrais. Durante o descanso, o cérebro aproveita para consolidar e diferenciar informações, além de limpar e reorganizar os dados armazenados. Por isso, dormir em um ambiente calmo e horas suficientes é necessário para manter a saúde cerebral.
Estudos comprovam que o consumo de alimentos ricos em açúcar e carboidratos têm influência negativa sobre os neurotransmissores que ajudam a manter o humor estável. (Fonte: Freepik/Reprodução)
O açúcar é um grande vilão da saúde na atualidade. Os alimentos industrializados, como chocolate, refrigerante e biscoitos, têm uma grande quantidade de açúcar, que prejudicam a capacidade cognitiva, afetando a memória e o aprendizado, por exemplo, além de interromper a sinalização da insulina.
O consumo de açúcar também leva ao estresse oxidativo, levando ao mau humor, depressão, baixa concentração e raciocínio mais lento; por isso, tente eliminar esses hábitos da sua vida. E não se esqueça dos princípios básicos de uma boa saúde cerebral: boa dieta com ingestão de água e exercício físico.