Conheça o portal que está ligando dois países na Europa

21/07/2021 às 13:002 min de leitura

A ideia de um portal ligando dois países instantaneamente nos parece coisa de ficção científica, não é mesmo? Mas isso está acontecendo agora mesmo, em 2021, no leste da Europa. Não do jeito que a gente costuma imaginar ou ver nos filmes, mas ainda assim de uma forma bem interessante. 

Trata-se de uma ação que mistura arte e tecnologia, com duas estruturas instaladas em Vilnius, capital da Lituânia, e Lublin, no leste da Polônia, a 600 quilômetros de distância. Cada uma dessas estruturas pesa em torno de 11 toneladas e transmite imagens ao vivo de uma cidade para a outra. O legal é que as pessoas podem parar e se comunicar com gente que eles nem conhecem em outro país. 

O nome do projeto é, de fato, PORTAL e as esculturas foram criadas para lembrar os portais de filmes. A ideia é que as pessoas possam conhecer um pouco da cidade e da cultura que está do outro lado, mesmo que não possam ir até lá, por conta da pandemia.

Através do PORTAL, pessoas podem ver cidade e cultura de outro país (Imagem: Bored Panda/Reprodução)Através do PORTAL, pessoas podem ver cidade e cultura de outro país (Imagem: Bored Panda/Reprodução)

Uma videochamada bem cara...

O projeto pode não incluir teletransporte de verdade, mas esse PORTAL entre a Polônia e a Lituânia custou bem caro: em entrevista à rede britânica BBC, o fundador do projeto, Benediktas Gylys, disse que tudo custou 130 mil euros. Isso dá mais de 800 mil reais na cotação atual. O governo de Vilnius custeou parte do projeto, como parte de uma ação para incentivar o turismo na cidade.

Algumas pessoas que participaram da brincadeira nas duas cidades também foram ouvidas pela BBC e disseram que o portal realmente parece saído de um filme — o que, talvez, torne tudo mais interessante do que simplesmente colocar uma webcam e um computador. Uma mulher chegou a reclamar que o PORTAL não tinha áudio para falar com as pessoas, mas o criador disse que essa foi uma decisão dos organizadores. 

"É um convite para se comunicar apenas por meio da linguagem mais universal possível, conhecida por milhares de anos, a linguagem corporal", disse Gylys. De fato, dá para ver pessoas acenando e gesticulando animadas nas duas cidades. Algumas também levam cartazes e bilhetes para os colegas do outro lado. E você, gostaria de um portal desses na sua cidade?

Portal não tem áudio, então as pessoas se comunicam pela linguagem corporal (Imagem: TwistedSifter/Reprodução)Portal não tem áudio, então as pessoas se comunicam pela linguagem corporal (Imagem: TwistedSifter/Reprodução)


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: