01
Compartilhamento

8 animais que têm muitos filhotes de 1 só vez

A maioria das pessoas está acostumada com a gestação de animais de estimação, como cães e gatos, que costumam ter entre três e cinco filhotinhos em cada gravidez. No entanto, no reino animal não é algo raro encontrar famílias com muitas crias, sendo que há situações envolvendo algumas dezenas e até milhões de filhotes. Veja só!

1. Cavalo-marinho

Os cavalos-marinhos são animais muito peculiares. Geralmente, a gestação envolve algo entre 100 e 500 filhotes. No entanto, esse número pode chegar a 2 mil. Apesar de parecer muito, a realidade é que menos de 3% conseguem se desenvolver até a idade adulta, dado que a maioria dos filhotes da espécie é morta por predadores naturais. Um fato interessante sobre esses bichos é que o macho da espécie é quem faz gestação, não a fêmea.  

(Fonte: Weird Science/Twitter/ Reprodução)(Fonte: Weird Science/Twitter/ Reprodução)

2. Axolote

Muita gente pensa que o axolote é um peixe, mas a verdade é que se trata de um anfíbio. Esses animais fazem parte do mesmo grupo dos sapos e das pererecas, mas são um tipo de salamandra. Cada gestação tem o potencial para até 500 filhotes.

(Fonte: Rainy Day Aquatics/ Reprodução)(Fonte: Rainy Day Aquatics/ Reprodução)

3. Peixe-lua

O peixe-lua é um animal de água tropical e temperada. É um bicho incrivelmente estranho, já que seu tamanho chega a ser assustador: pode chegar a 1,8 metro e se parece muito com disco gigante. Porém, mais impressionante que sua aparência e tamanho, é que esse peixe pode liberar até 300 milhões de ovos durante o período de desova!

(Fonte: Spot My Dive/ Reprodução)(Fonte: Spot My Dive/ Reprodução)

4. Tenreque

Os tenreques são pequenos mamíferos insetívoros. De acordo com a espécie, podem chegar a 16 centímetros e 150 gramas. Apesar do tamanho, são reprodutores excepcionais. A espécie que vive nas florestas tropicais de Madagascar (África), por exemplo, pode ter ninhadas de até 32 filhotes. Por isso, estão entre os primeiros colocados no ranking dos mamíferos com as maiores ninhadas.

(Fonte: San Diego Zoo/ Reprodução)(Fonte: San Diego Zoo/ Reprodução)

5. Coiotes

O coiote, também conhecido como chacal-americano, é um animal que gosta de viver em zonas secas, quentes e desérticas. Em cada gestação, a fêmea pode parir até 19 filhotes. Na natureza, são considerados como pais exemplares, uma vez que os cuidados dos bebês coiotes são feitos tanto pelos machos quanto pelas fêmeas da espécie.

(Fonte: Animal Hype/ Reprodução)(Fonte: Animal Hype/ Reprodução)

6. Emu australiano

O Emu é uma ave terrestre nativa da Austrália e ocupa o 2° lugar entre as maiores do mundo, perdendo apenas para a avestruz. A fêmea da espécie, que tende a ser mais pesada do que o macho, pode colocar até 15 ovos. Cada um deles chega a pesar até meio quilo, mas o que chama a atenção mesmo é a coloração verde-escura do ovo, que lembra um tipo pré-histórico.

(Fonte: Bright Side/ featherzz / Reddit/ Reprodução)(Fonte: Bright Side/ featherzz / Reddit/ Reprodução)

7. Guaxinim

Uma mãe guaxinim pode trazer ao mundo cerca de sete filhotes a cada gestação. Os cuidados com os seus bebês não deixam a desejar: para protegê-los, ela encara qualquer ameaça. Por falar nisso, quando os guaxinins pequenos estão em perigo eles fazem um barulho que se assemelha ao choro de um bebê humano.

(Fonte: Bright Side/ Shutterstock/ Reprodução)(Fonte: Bright Side/ Shutterstock/ Reprodução)

8. Coelhos

É claro que não poderíamos deixar os coelhos de fora de nossa lista. A quantidade de filhotes pode variar de uma espécie para outra, bem como de uma gestação para outra. Contudo, a média fica entre seis e oitos filhotinhos. É comum que as fêmeas alimentem os coelhinhos apenas uma vez por dia e durante poucos minutos. O que não é um problema, pois o leite materno é tão rico que suas crias conseguem ganhar força rapidamente.

(Fonte: Wildlife informatio/ Reprodução)(Fonte: Wildlife informatio/ Reprodução)

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.