Pássaro-lira: conheça o maior imitador do reino animal

03/01/2022 às 12:002 min de leitura

Diferentemente de aves cantoras como uirapuru-verdadeiro, sabiá-laranjeira, cacatua-negra-de-cauda-amarela e muitos outros, o curioso pássaro-lira (Menura novaehollandiae) não apenas entoa canções com as mais hábeis notas melodiosas. Na verdade, ele imita outras espécies do reino e, até mesmo, equipamentos mecânicos, exibindo uma versatilidade e potência vocal que chamam a atenção em meio a tantas particularidades únicas existentes na natureza.

Documentado pela primeira vez em novembro de 1797 por David Collins, secretário colonial de Sydney, na Austrália, o pássaro-lira é uma espécie de ave que traz semelhanças com pavões, galinhas e faisões. Indivíduos machos adultos conseguem alcançar até um metro de comprimento, exibindo oito pares de penas que, quando se levantam a uma altura de até 75 centímetros, formam uma estrutura semelhante à de uma lira, instrumento musical de cordas que remonta ao Período Micênico (1600 a.C. - 1200 a.C.).

(Fonte: La Trobe University/Reprodução)(Fonte: La Trobe University/Reprodução)

Misteriosamente, é exatamente quando a ave apruma seu instrumento musical de penas que dá início a uma das cantorias mais diferenciadas da natureza. A partir desse momento, o pássaro-lira começa a intercalar o ritmo de sua música com notas derivadas de outros sons que se estabeleceram em sua memória, como vozes de até vinte espécies diferentes de pássaros, sirenes de veículos e motosserras. Porém, para que ele consiga se apresentar com perfeição, é necessário esperar sete longos anos para que as penas da sua cauda se desenvolvam completamente, algo em torno de 20% do ciclo de vida da espécie.

Registro impressionante

Ao longo dos encontros com o M. novaehollandiae, vários biólogos e naturalistas tiveram a oportunidade de registrar alguns momentos especiais onde é possível observar o pássaro imitando todo tipo de criatura e objeto mecânico para impressionar uma fêmea da espécie.

Em 1998, o conservacionista Sir David Attenborough, durante a gravação do especial da BBC "The Life of Birds", documentou o processo de atração entre dois pássaros-liras criados em cativeiro. O macho, oriundo do Zoológico de Adelaide, Austrália, chegou até mesmo a aprender a imitar ferramentas elétricas enquanto o cercado de pandas próximo de seu habitat estava sendo construído.

Confira abaixo o vídeo do momento em que o animal imita uma ave kookaburra, simulando um som gutural idêntico ao da família dos guarda-rios, que consegue enganar outras espécies de pássaros que sobrevoam o cenário.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: