Mosca-varejeira: como evitar esse inseto na sua cozinha

04/03/2022 às 08:162 min de leitura

A mosca-varejeira (Dermatobia hominis), também chamada de mosca-berneira em algumas regiões, é bastante conhecida pela sua coloração metálica azul-esverdeada e por aparecer frequentemente na cozinha de muitas casas. As varejeiras são muito comuns em áreas urbanas.

Embora pequena, ela faz um zumbido incômodo enquanto voa e vasculha alimentos velhos ou carne podre. Por isso, quando estão dentro de casa, podem virar um verdadeiro problema, visto que botam centenas de ovos — o que pode levar a uma infestação. Neste texto, vamos mostrar os perigos que a mosca-varejeira leva à cozinha e como deixá-la longe de alimentos.

Shutterstock(Fonte: Shutterstock)

Os perigos da mosca-varejeira

Se as varejeiras costumam aparecer em áreas da sua casa, é bom tomar cuidado. Esse pequeno animal tem um hábito alimentar muito ativo e, devido a esse comportamento, consegue espalhar diversas doenças. Por exemplo, essa mosca pode provocar disenteria, tifo, cólera e até mesmo transmitir salmonela para utensílios usados na cozinha e em superfícies.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) realizou um estudo sobre os perigos da mosca-varejeira e concluiu que, além de causarem diversas doenças de pele, como bicheira e berne, cerca de 30% dos microrganismos encontrados nelas podem provocar doenças nos seres humanos.

(Fonte: Wikipedia/Reprodução)(Fonte: Wikimedia Commons)

Como espantar moscas-varejeiras?

A mosca-varejeira se alimenta de comidas podres e, por isso, costuma entrar nas casas quando detectam comida velha ou sujeira. Existem vários métodos e cuidados que podem ser tomados para afastar esse inseto das residências, além dos inseticidas. Acompanhe!

Consertar vazamentos

A varejeira pode aproveitar qualquer gota de água para matar a sede. Além disso, vazamentos na casa podem atrair outros bichos, como baratas, e facilitar o desenvolvimento de fungos e bactérias.

Use plantas

Hortelã, lavanda, louro e manjericão são algumas das plantas que ajudam a repelir esses insetos. Você pode plantar pequenos vasos na cozinha, em áreas abertas ou deixar algumas mudas próximas às janelas. 

Água quente

Todos sabemos que a água fervendo é a melhor amiga de uma louça suja. Aqui, não é diferente: você pode jogar a água quente no ralo para matar possíveis ovos colocados pela varejeira durante o dia. Para manter essa praga sob controle repita esse procedimento com frequência.

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Mata-moscas eletrônico

Essa é uma solução prática para acabar com algumas moscas rapidamente. No entanto, é preciso ter alguns cuidados, como não colocar o equipamento em cima de áreas com alimentos, afinal, ninguém merece encontrar uma mosca morta na comida.

Incenso

Apesar de se alimentarem de coisas podres em lugares com odores horríveis, o sistema respiratório da mosca-varejeira é bastante delicado, por isso não gostam muito da fumaça de incenso.

Limpe as latas de lixo

As latas de lixo são o principal atrativo para a mosca-varejeira. Além de se alimentar, é aqui que elas encontram um bom lugar para depositar os ovos. Mantenha as suas sempre limpas e bem tampadas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: