Afinal, estudar antes de dormir ajuda na memorização?

31/03/2022 às 08:001 min de leitura

A vida estudantil sempre traz consigo algumas dúvidas, e uma das principais é: afinal, qual é o melhor horário para estudar quando o assunto recai sobre a memorização do conteúdo já conhecido?

De acordo com diversos estudos realizados nos últimos anos, a comunidade científica indica que o melhor horário para fazer isso é antes de dormir. Entretanto, isso deve ser realizado ainda na parte da noite, e não durante a madrugada!

O que diz o estudo?

Um destes estudos foi conduzido pelo Brigham and Women’s Hospital localizado em Boston, nos Estados Unidos. O intuito dessa verificação era conferir se os participantes seriam capazes de apresentar resultados diferentes em um teste de memória com fotos sob duas condições variadas.

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A ideia é que os dois grupos fizessem o teste 12 horas após terem estudado. A diferença seria no fato de que um dos times observaria as fotos pouco antes de dormir por um período de oito horas, enquanto o outro tentaria a memorização na parte da manhã. Outro detalhe importante é que os dois estudaram pela mesma quantidade de tempo.

Após a realização do teste, os pesquisadores perceberam que aqueles que estudaram pouco antes de dormir acertaram mais do que aqueles que fizeram isso na parte da manhã. Eles também perceberam que os membros do primeiro grupo se sentiram mais confiantes em suas respostas, chegando à conclusão de que, seja qual for o material analisado para memorização, quem faz isso antes de ir para cama acaba tendo uma memória melhor no momento da avaliação.

Por que isso acontece?

Estudos realizados anteriormente indicaram que a consolidação do que estudamos aparentemente acontece enquanto estamos dormindo. É nesse período que o cérebro cria conexões que ajudam a reter as informações e a trabalhar a memória como um todo — e no apontamento feito pelo Brigham and Women’s Hospital, foi ressaltado ainda que se essa consolidação for feita pouco após a aquisição as chances de lembrança aumentam.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: