Qual a origem do ouro? Ele teria vindo do Espaço?

15/08/2022 às 04:002 min de leitura

Como vários outros elementos químicos, o ouro surgiu há bilhões de anos, no período em que o Sistema Solar estava sendo formado. Uma sequência de grandes fusões nucleares foi responsável por tornar elementos considerados mais simples em outros mais complexos, como o ouro. No entanto, uma parcela dele realmente chegou aqui vinda do espaço.

A teoria que poderia soar como enredo de filme de ficção científica já é aceita no meio acadêmico. De acordo com ela, uma grande chuva de meteoros haveria atingido a Terra há aproximadamente 3,8 bilhões de anos. Com ela, uma quantidade considerável de ouro teria chegado e se estabelecido na crosta terrestre, a até 1,5 quilômetro de profundidade.

Como surgiu a teoria de que o ouro veio do espaço?

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Foi durante a corrida espacial, logo após as missões que chegaram à Lua, na década de 1970, que a teoria sobre o ouro ter origem extraterrestre surgiu. Amostras de rocha coletadas do satélite natural da Terra encontraram ouro em quantidade considerável. Logo, a Lua também teria sido atingida pela chuva de meteoros que chegou ao globo terrestre.

A hipótese foi ganhando força, já que as geociências tentavam explicar como o metal poderia ser tão abundante em nosso planeta. A quantia estimada hoje para a presença de ouro é de 1,3 grama por 1 mil toneladas de outros materiais na crosta. O número pode soar baixo, mas conhecendo os padrões a respeito da formação do planeta, ele é considerado elevado.

É importante frisar que essa tese não é unanimidade. Alguns cientistas defendem que há poucos dados capazes de chegar a esta interpretação. Na Universidade de Maryland, por exemplo, rochas foram estudadas e os dados encontrados foram diferentes dos da década de 1970. Isso levanta a possibilidade, então, de que a Terra sempre teve ouro presente aqui.

Como o ouro é formado?

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Como citamos anteriormente, o ouro é formado a partir de uma fusão nuclear, costumeiramente associada à formação de alguma estrela. De acordo com geólogos, a alta temperatura atingida durante a formação do Sistema Solar, há 4,6 bilhões de anos, teria feito com que o núcleo de átomos de hidrogênio e hélio se combinassem.

A partir dessa reorganização, novos elementos, entre eles o ouro, teriam surgido. Já as jazidas do metal foram criadas por conta de processos geológicos, tais como vulcões e erosões. Seriam estes fenômenos os responsáveis por modificar a superfície terrestre ao longo dos anos.

Esta é uma das explicações para que o ouro, quando encontrado, esteja junto a outros elementos. As rochas contendo o metal precisam ser trabalhadas utilizando produtos químicos. É assim que o mineral consegue se separar, mas acaba por restar uma pequena quantidade. Em contrapartida, sua busca pode causar sérios impactos socioambientais.

E caso você esteja se perguntando se é possível sintetizar ouro, grande ideal dos alquimistas da Idade Média, temos uma triste notícia. Ainda que, em tese, a possibilidade exista, seu processo seria tão ou mais custoso que o valor que alguém obteria com o ouro resultante.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: