Pode colocar recipiente de plástico no micro-ondas?

16/08/2022 às 12:002 min de leitura

Micro-ondas são eletrodomésticos úteis em várias situações, especialmente quando estamos com pressa ou queremos reaproveitar as sobras de comida guardadas na geladeira. Contudo, especialistas alertam que devemos ter muito cuidado ao aquecer alimentos em recipientes de plástico nesse utensílio doméstico, pois isso pode representar risco para a nossa saúde.

Embora muitas marcas classifiquem seus potes e vasilhames como “seguros para micro-ondas”, as coisas não são tão simples assim.

Os perigos do plástico no micro-ondas

(Fonte: Gettyimages)(Fonte: Gettyimages)

A maior preocupação é com uma classe de produtos químicos que podem ser transferidos do plástico para os alimentos por meio de microplásticos. Aqui, vale destacar o bisfenol A (BPA) e um grupo de químicos denominados ftalatos. Ambos são usados pela indústria para tornar os plásticos mais duráveis e flexíveis.

Esses compostos, especialmente o BPA, podem interferir no funcionamento normal dos hormônios em nosso corpo. Além disso, há pesquisas associando essas substâncias a doenças como diabetes, obesidade e até danos reprodutivos. Testes realizados em animais revelaram que também são cancerígenos.

Os ftalatos, por exemplo, usados para tornar os recipientes plásticos mais flexíveis, além do aspecto cancerígeno, que pode afetar os rins, fígado e pulmões, está associado a alterações hormonais no corpo feminino que levam ao aumento do tecido das mamas. Já nos homens, pode ocorrer o aumento das nádegas.

Essas substâncias também não são boas para o meio ambiente, já que tornam a biodegradação do plástico mais difícil.

O ponto-chave

(Fonte: Gettyimages)(Fonte: Gettyimages)

Então, como saber se determinada vasilha de plástico é segura para ser levada ao micro-ondas? Na falta de informações claras na embalagem do recipiente, uma maneira prática é observar o símbolo de reciclagem impresso que consiste em um triângulo de setas no fundo: as fabricantes adicionam uma numeração dentro desse triângulo para indicar de qual tipo de material o vasilhame foi feito.

A numeração 5 (tipo 5 polipropileno) é a mais comumente indicada como “plástico seguro para micro-ondas”, pois é resistente ao calor e é mais forte. Além de conferir a numeração, outro cuidado muito importante é verificar se a vasilha conta com um símbolo de garfo e copo, que indica que ela pode ter contato com alimentos.

O “X” da questão

(Fonte: Gettyimages)(Fonte: Gettyimages)

Embora existam recomendações, a exemplo da apontada no tópico anterior, especialmente do lado das fabricantes de vasilhames de plástico, boa parte dos químicos e médicos alertam que não devemos levar nenhum recipiente composto desse material ao micro-ondas.

Como todos os plásticos são derivados do petróleo, não importa muito o tipo que escolhemos usar, as altas temperaturas podem provocar a liberação de substâncias químicas na comida. Também é importante considerar que cada item é fabricado de uma forma diferente.

Além disso, o micro-ondas aquece o plástico de forma desigual, o que pode fazer com que o material rache ou entorte. Se esse for o caso, é melhor descartar a vasilha, pois o risco de contaminação por microplásticos aumenta. 

Em vez de usar materiais plásticos, o ideal é optar por vidros feitos especialmente para uso no forno de micro-ondas ou vasilhas de cerâmica, já que são materiais seguros e que não liberam químicos. Sem contar que a durabilidade pode ser bem maior.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: