Qual é a cor mais popular no mundo?

19/08/2022 às 06:302 min de leitura

O livre arbítrio, ou simplesmente a nossa capacidade de decisão, é uma das características mais marcantes dos seres humanos. Isso significa que nós temos o direito e capacidade de escolher o que iremos fazer ou sobre o que gostamos, como por exemplo a nossa cor favorita.

É bem provável que você já tenha conhecido alguém que diga que o preto é a sua cor favorita, tal qual alguma outra pessoa que prefere o amarelo. Mas qual é a cor mais popular entre todas as pessoas ao redor do planeta estatisticamente falando? De acordo com os pesquisadores, isso nunca foi uma constante. Entenda!

Influência cultural e de gênero

a(Fonte: Pixabay)

Segundo o estudo de 2015 feito pela YouGov, o azul mostrou-se ser a cor mais popular no mundo todo. Dois anos depois, no entanto, outro estudo feito com 30 mil pessoas em 100 países descobriu que o azul-petróleo era a resposta certa. Ao que tudo indica, a cor favorita da população global tende a mudar com o ano.

E a maior responsável por essa grande quantidade de mudanças é a influência da opinião popular por aspectos culturais. Em 2019, por exemplo, a revista Perception comparou os tons favoritos das pessoas entre as grupos culturais na Polônia: os papua e os hadza. Por serem criados de maneiras diferentes, cada grupo deu respostas distintas.

Até mesmo dentro da mesma cultura, experiências de vida e socialização podem ser determinantes para moldar a preferência de cor. Na cultura ocidental moderna, o azul é tradicionalmente associado aos meninos, enquanto o rosa é considerado uma "cor feminina". Portanto, não é nem uma surpresa que resultado do estudo publicado na Archives of Sexual Behavior em 2013, quando os dados mostraram que homens tendem a preferir o azul, enquanto mulheres variam entre vermelho, roxo e rosa.

Percepção da coloração

a(Fonte: Pixbay)

No fim da década de 1970, pesquisadores do World Color Survey realizaram uma pesquisa ampla em termos de cores em 110 idiomas não escritas ao redor do mundo. O objetivo era testar a hipótese de que a linguagem seria uma estrutura definidora da percepção pessoal das pessoas — fazendo com que uma pessoa enxergasse o mundo de certa maneira dependendo do idioma que aprendeu quando cresceu.

Logo, a linguagem moldaria a percepção de realidade. No entanto, o estudo mostrou que, em todas as culturas, as pessoas tendem a nomear os tons de cor da mesma maneira. Portanto, tons diferentes que estejam agrupados perto de "azul" no português, como bebê, turquesa ou marinho, são descritos por uma palavra relativamente semelhante em outras línguas.

Sem contar que, em todas as culturas, os falantes tendem a colocar a fronteira entre as cores fundamentais – como vermelho, azul, amarelo e verde – aproximadamente no mesmo lugar. Logo, a nossa preferência por uma cor ou outra pode até sofrer influência da forma como fomos criados ou como a sociedade anda, mas sabemos que enxergamos a vida com os mesmos olhos.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: