Ciência
25/10/2022 às 13:00•3 min de leitura
O café faz parte da vida diária da maioria dos brasileiros. Até mesmo quem não gosta do seu sabor consegue reconhecer o cheiro característico de um café fresquinho, feito “na hora”. Muitas pessoas preferem adicionar um pouco de creme ou açúcar na bebida, mas você sabia que existem aquelas que optam por colocar sal?
O café salgado voltou a ser tendência recentemente, devido a mestres da culinária. No entanto, essa prática é antiga e faz parte da cultura de diversas tradições cafeeiras, como na Turquia, países escandinavos, Hungria e Sibéria.
Além disso, existem regiões costeiras onde a água salgada do mar se mistura com a água doce dos rios, sendo comum as pessoas usarem uma água levemente salgada para preparar o café.
(Fonte: Shutterstock)
Alton Brown é um famoso autor de livros sobre culinária e um especialista no campo de ciência dos alimentos. Em 2009, ele sugeriu em um episódio de seu programa que adicionar uma pitada de sal a uma xícara de café ajudaria a neutralizar o sabor amargo da bebida.
Segundo Brown, para cada xícara de água, você deve misturar duas colheres de café moído com meia colher de sal kosher, um tipo de sal grosso de cozinha desprovido de aditivos, a exemplo do iodo.
Brown usou sua página no Facebook para explicar melhor esse método. Na publicação, ele afirma que o sal, além de cortar o sabor amargo, sendo melhor que o açúcar nesse sentido, também ajuda a suavizar o gosto de “velho” da água armazenada em tanques.
A técnica foi batizada de “truque do café de Alton Brown”. Como resultado, amantes da bebida ficaram curiosos sobre o novo sabor e a popularidade da mistura começou a crescer.
No entanto, o Sr. Brown não foi o primeiro a colocar sal no café. Além dos países e regiões que citamos anteriormente, existem registros de diversos povos nômades vivendo em regiões desérticas do planeta que usam o sal no preparo da bebida há séculos.
(Fonte: Shutterstock)
Como especialista em ciência dos alimentos, Brown sabia exatamente o que estava fazendo. Na realidade, diversas pesquisas científicas confirmam a afirmação do escritor, isto é, o efeito supressor do amargor do sal.
Muitas pessoas gostam de um café mais forte e escuro, geralmente obtido das torras mais intensas. A questão é que quanto mais torrado é o grão, mais pronunciado será o sabor amargo. Logo, se torna inevitável adicionar alguma coisa para tornar bebida mais agradável ao paladar, como açúcar, creme ou leite.
Os cinco sabores básicos são os azedos, doces, salgados, amargos e umami. Estudos mostram que o sal influencia no sabor dos alimentos, aumentando a sensibilidade de determinados receptores gustativos e diminuindo a sensibilidade de outros em nosso paladar.
Em baixas concentrações, o íon de sódio do sal atua na supressão do mecanismo de transdução responsável por enviar ao nosso cérebro os sinais para sabores azedos e amargos. Por isso, o nível de amargor do café parece diminuir. Ou o azedo do limão fica menos intenso com uma pitada de sal.
Contudo, essa não é a única forma como o sal pode mudar o sabor de nossos alimentos sólidos e líquidos. Curiosamente, ao suprimir nossa percepção dos compostos amargos, ele aumenta a doçura percebida naquilo que estamos ingerindo.
Eis o motivo pelo qual muitas receitas de sobremesas doces incluem o sal como ingrediente básico. E pelo mesmo motivo é que ele se dá bem tanto com uma margarita quanto uma xícara de café.
(Fonte: Shutterstock)
Em termos de saúde, não há desvantagens significativas em beber café salgado. Todos os contras nesse caso se assemelham aos do uso do sal comum. Por exemplo, é melhor evitar tomar café com sal se você for sensível ao sódio, ou se tiver problemas com a pressão alta.
Adicionar sal na bebida também aumentará a sua quantidade geral de ingestão de sódio, isso significa que algumas condições, como inflamações do revestimento estomacal, podem surgir ou piorar.
Embora comer sal em quantidades moderadas faça bem para a saúde, consumi-lo em exagero pode causar uma série de problemas relacionados à saúde do coração.
Colocar sal em seu café pode parecer uma ideia um tanto estranha no início. Mas do jeito certo pode fazer mais bem do que mal. Além disso, você deve ter em mente que o café de alta qualidade não é tão amargo quanto o de baixa qualidade. Portanto, dependendo da variedade que você esteja apreciando, talvez não seja necessário adicionar, sal, açúcar ou mel, por exemplo.
Confira o vídeo de Alton Brown demonstrando seu método para fazer um café com sal: