Seja o primeiro a compartilhar

Onde devemos guardar o pó de café?

Quem gosta muito de café e o consome com frequência em casa costuma ficar com dúvida: onde é o melhor lugar para guardar o seu café para preservar suas propriedades? Seria o freezer, a geladeira ou o armário?

Este é um assunto que gera muito controvérsia entre a comunidade dos fãs de café. Neste texto, você vai saber por fim qual é a melhor alternativa. Mas, para entender isto, é preciso compreender quais são os fatores que impactam na qualidade do café.

Os efeitos do ambiente no café

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

A primeira coisa a se saber sobre esta questão é que o café pode ir perdendo qualidade de acordo com uma série de fatores. Um deles é o oxigênio: o contato com o ar prejudica o seu café. E é por isso que o café é muitas vezes oferecido no mercado em embalagens a vácuo, que retira esse contato.

Com isso, sabemos que é sempre recomendável manter o seu café lacrado na sua embalagem original, ou então em algum recipiente que esteja hermeticamente fechado, sem contato com o ar do ambiente.

Outro fator que prejudica o café é a luz, tanto natural quanto artificial. O contato com qualquer tipo de fonte de luz faz com que as moléculas de café se quebrem, o que altera o seu sabor e sua durabilidade.

Por conta disso, é preferível guardar o café em espaços que não sejam alcançados pela luz, como dentro de um armário fechado, em um recipiente opaco (não transparente).

Além disso, a temperatura alta do ambiente, como a de lugares muito quentes, pode oxidá-lo. O mesmo acontece com locais úmidos: o excesso de umidade e a variação muito brusca de temperatura são fatores que tendem a piorar o seu café.

Scott McMartin, que trabalha no setor de qualidade do Starbucks, explica o que acontece: "a estrutura celular muda, o que causa a perda dos óleos que dão ao café seu aroma e sabor". O resultado é um café com gosto mais amargo.

Onde se deve guardar o café?

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Agora que você conhece os efeitos do ambiente no café, a resposta parece fácil: o melhor lugar para guardá-lo é no armário, em uma embalagem opaca e fechada. Ao fazer isso, você está minimizando o contato dele com o oxigênio, a luz, as mudanças de temperatura e a umidade.

Há quem tenha o hábito de congelar o café, o que nem sempre é uma boa ideia. Isto porque, ao congelá-lo, a umidade do freezer também irá prejudicá-lo. Como o café é seco, pois é torrado, ele absorve umidade com muita facilidade.

Mas isso não quer dizer que você não possa congelá-lo caso queira aumentar sua vida útil. No entanto, você precisa ter consciência que está abrindo mão de um pouco da qualidade para que ele dure mais. De todo modo, os especialistas sugerem que, depois que você descongelá-lo, aguarde algum tempo (ou mesmo semanas) para consumi-lo. Só assim você terá o melhor do seu amado café.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.