Ciência
13/01/2023 às 10:00•2 min de leitura
A Soyuz 1 foi uma missão da União Soviética lançada em 23 de abril de 1967 visando realizar o primeiro encontro entre duas naves espaciais. Porém, isso nunca aconteceu. Diversos problemas levaram à trágica morte do astronauta Vladimir Komarov, o primeiro ser humano a morrer durante uma missão espacial.
Vladimir Komarov (à esquerda) já havia participado de outras missões, como a Voskhod I. (Fonte: Britannica)
Na época do lançamento da Soyuz 1, havia uma enorme pressão política e psicológica sobre os soviéticos para continuar na liderança da corrida espacial. A União Soviética havia sido a primeira a enviar um homem ao espaço com o voo do cosmonauta Yuri Gagarin em 1961, e havia realizado várias outras conquistas espaciais. O próprio astronauta da Soyuz 1, Vladimir Komarov, já havia participado de outras missões importantes. No entanto, os Estados Unidos também estavam avançando rapidamente na exploração espacial, e os soviéticos sentiam a necessidade de continuar a mostrar sua superioridade tecnológica.
Antes do lançamento, haviam sido identificados vários problemas técnicos na nave Soyuz 1, mas a pressão política para seguir em frente com a missão foi grande, por isso foi tomada a decisão de lançá-la mesmo assim. Alguns dos problemas mais graves incluíam falhas no sistema de orientação, no sistema de freio e no sistema de transmissão de dados. Além disso, havia defeitos nos circuitos elétricos e no sistema de ar e de água.
Selo soviético que homenageava Komarov. (Fonte: Wikpédia)
Quando a Soyuz 1 decolou, ocorreu uma falha no sistema de orientação, o que impediu que os seus motores se acendessem corretamente. Mesmo assim, ela conseguiu alcançar a órbita da Terra. Komarov passou alguns dias tentando estabilizar a trajetória da nave e resolver outros problemas técnicos. No entanto, o defeito no sistema de orientação era grave e não foi possível estabilizar a sua órbita, então a astronave começou a cair.
Durante a queda, o paraquedas principal não se abriu em razão de um problema no sistema de liberação. Além dele, o paraquedas reserva também não conseguiu abrir, o que fez com que a Soyuz 1 caísse vertiginosamente. Quando a nave finalmente atingiu o solo, ela explodiu, resultando na morte de Komarov.
O lançamento da Soyuz 1 foi transmitido ao vivo pela televisão soviética, assim o público acompanhou o drama que se desenrolava a bordo da nave. Sua queda foi um grande choque para o mundo inteiro e a morte de Komarov foi amplamente lamentada. Além disso, o desastre foi um grande golpe para a programação espacial da URSS, que havia sido líder mundial até então.
A Soyuz 1 ficou conhecida como a "missão maldita" e foi um marco triste na história da exploração espacial.