6 astronautas mais jovens a desbravar o espaço

30/12/2021 às 09:303 min de leitura

São muitos os filmes sobre viagens ao espaço e tudo que envolve o tema. Dos mais variados gêneros, assim como muitas obras literárias, eles ajudam a semear nas mais criativas mentes a possibilidade de ser um astronauta e viajar pelo universo.

O interesse e o desejo são tão recorrentes que a NASA desenvolveu um programa de formação de jovens astronautas que é sucesso nos Estados Unidos. Pensando naqueles que sonham em seguir a carreira, aqui está uma lista com os seis mais jovens astronautas da história.

6. Helen Sharman

(Fonte: ESA/Reprodução)(Fonte: ESA/Reprodução)

"Estar no espaço me ensinou que são as pessoas, não os bens materiais, que realmente importam". Esse é um trecho de um livro da britânica Helen Sharman (1963-), a sexta pessoa mais jovem a ir ao espaço. Integrante do voo espacial Soyuz TM-12 (iniciativa conjunta com a ex-União Soviética), a astronauta tinha 27 anos na época.

Sharman fez história não somente como uma das mais jovens astronautas a ir ao espaço, mas também foi a primeira cidadã do Reino Unidos a realizar o feito e a primeira mulher a visitar a estação espacial Mir, antecedente da Estação Espacial Internacional. Hoje, com quase 60 anos, além de realizar pesquisas científicas e palestras, ela se dedica a escrever livros e é embaixadora do Imperial College de Londres.

5. Iuri Gagarin

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Iuri Gagarin (1934-1968) foi o quinto astronauta mais novo a ir ao espaço. Em sua nave, com pouco mais de 1,8 metro de diâmetro, ele foi o primeiro ser humano a realizar uma viagem desse tipo. Seu feito é impressionante se pensarmos que aquela era uma época com muito menos segurança e conhecimento do que hoje, e a sobrevivência de um astronauta no espaço era ainda menos garantida.

Sua viagem aconteceu em 12 de abril de 1961, quando ele tinha 27 anos. A bordo da Bostok 1, Gagarin fez história ao levar a extinta União Soviética a uma vitória sobre os Estados Unidos na corrida espacial, o que lhe garantiu o título de herói nacional. Ele faleceu 7 anos depois em um trágico acidente durante um voo de teste de rotina em um MIG-15.

4. Boris Yegorov

(Fonte: Science Photo Library/Reprodução)(Fonte: Science Photo Library/Reprodução)

Boris Yegorov (1937-1994) foi o primeiro médico a fazer um voo espacial. Aos 27 anos, ele foi lançado ao espaço em uma missão do Programa Voskhod (também da União Soviética) em 12 de outubro de 1964, no sétimo voo espacial tripulado organizado pelos soviéticos. Ao longo de 24 horas de voo e 16 órbitas, Yegorov pode observar quais eram as reações dos astronautas à microgravidade.

Membro de uma família com larga tradição na pesquisa médica, sua viagem incluiu experiências com moscas e plantas. Ao longo de sua carreira, dirigiu departamentos de pesquisa científica do governo soviético e recebeu o título de herói nacional. Morreu em Moscou (Rússia), aos 57 anos.

3. Valentina Tereshkova

(Fonte: Guia do Estudante)(Fonte: Guia do Estudante)

Filha de trabalhadores operários e rurais, Valentina Tereshkova (1937-) teve o mérito de ser a primeira mulher a viajar ao espaço, em 16 de junho de 1963. Sua escolha foi uma espécie de provocação aos Estados Unidos, que pareciam não se importar em incluir mulheres nos programas espaciais.

Selecionada para o programa de formação em 1962, Tereshkova foi treinada por Gagarin. Sua viagem foi a bordo da Vostok 6, em uma aventura que durou 48 órbitas e 71 horas. Ela tinha apenas 26 anos e permanece até hoje como a única mulher astronauta a ter feito uma viagem sozinha ao espaço. Como seus colegas, tornou-se uma heroína nacional, além de receber outros prêmios e atuar em cargos públicos.

2. Gherman Titov

(Fonte: Geni)(Fonte: Geni)

A bordo da Vostok 2, aos 25 anos, o militar russo Gherman Titov (1935-2000) foi o primeiro astronauta a passar 1 dia completo no espaço e por pouco não foi o primeiro a realizar uma missão espacial. As circunstâncias que envolvem esse fato, incluindo uma entrevista à TV em que falou sobre a sensação de ter sido preterido, garantiram a Titov longa fama, a ponto de merecer um belo obituário do The New York Times na época de seu falecimento.

Certamente ele entra para a história como o primeiro ser humano a dormir e sonhar no espaço, algo incrível — primeiro a vomitar também! É possível encontrar o vídeo do lançamento da missão no YouTube.

1. Oliver Daemen

(Fonte: Insider)(Fonte: Insider)

Oliver Daemen (2002-) é, oficialmente, o "astronauta" mais jovem a ir ao espaço. Com 18 anos, o holandês estudante de Física acompanhou o bilionário Jeff Bezos e outros dois tripulantes (incluindo Wally Funk (1939-), 82 anos, a pessoa mais velha a ir ao espaço) em uma viagem de cerca de 10 minutos para a atmosfera terrestre.

Bezos havia leiloado um assento em seu foguete, mas o vencedor desmarcou em cima da hora por conflito de agenda. Foi então que entrou Daemen, que alega ter sido escolhido principalmente pela idade. De acordo com entrevistas concedidas, ele disse que realizou um sonho de infância indo ao espaço.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: