Artes/cultura
03/03/2023 às 09:00•2 min de leitura
O noitibó-orelhudo, também conhecido como Lyncornis macrotis, é uma espécie de ave noturna encontrada em grande parte da Ásia. O que mais chama atenção nela são as suas "orelhas" pontudas, parecidas com as de um lince, mas que também lembram dragões bebês da ficção (lembra do Banguela de Como treinar o seu dragão?). Conheça um pouco mais desse animal fascinante.
O Lyncornis nacrotis recebeu esse nome pelas orelhas pontudas como as de um lince. (Fonte: Getty Images)
O nome científico Lyncornis macrotis é derivado do grego antigo. A palavra "lyncornis" vem do grego "lynx", que significa "lince" e "ornis", que significa "ave". Isso se refere à semelhança do tufo de penas do pássaro com as orelhas de um lince. Já "macrotis" vem do grego "makros", que significa "grande" e "otus", que significa "orelha". Portanto, "macrotis" descreve as grandes "orelhas" de penas deste pássaro noturno.
Florestas tropicais asiáticas são o habitat da Lycornis nacrotis. (Fonte: Earthly Mission)
Essas aves são encontradas em vários países do sul e sudeste asiático, incluindo Bangladesh, Butão, Camboja, China, Índia, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Nepal, Tailândia e Vietnã. Elas geralmente vivem em florestas de baixa altitude e áreas de vegetação densa.
Os ninhos de noitibó-orelhudo costumam ser no chão, onde se camuflam muito bem. (Fonte: Narupon Nimpaiboon/ Shutterstock / Reprodução)
Uma das características mais curiosas do noitibó-orelhudo é o seu comportamento noturno. Essas aves são ativas durante a noite e passam o dia descansando em árvores. Além disso, elas costumam fazer seus ninhos no chão e, em geral, chocam apenas um ovo a cada ciclo reprodutivo.
Um par de noitibós-orelhudos. (Fonte: Oleg Chernyshov / Reprodução)
Sua dieta é composta principalmente por insetos, frutas e néctar. Elas têm uma língua comprida e fina, perfeita para alcançar o fundo das flores e extrair o néctar. Além disso, essas aves são importantes para a polinização das plantas, já que transportam o pólen de uma flor para outra enquanto se alimentam. Se você pensou que isso lembra o que os beija-flores fazem, acertou! O Noitibó-orelhudo é um parente distante do beija-flor.
A divisão da sua plumagem faz parecer que a ave usa uma capa. (Fonte: Wikipédia)
Com sua plumagem exótica, Lyncornis nacrotis é uma das aves mais bonitas do mundo. Ela tem uma coloração predominantemente marrom, mas com manchas brancas e pretas espalhadas pelo corpo. Outra característica interessante dessa espécie é o tufo de penas na cabeça, lembrando orelhas, que é lembrado no seu nome científico.
Com suas "orelhas" pontudas, o noitibó-orelhudo também é comparado com um dragão bebê. (Fonte: @indianwildlifeofficial no Instagram / Reprodução)
As grandes "orelhas" do Lyncornis macrotis não são apenas um adorno. Elas ajudam a ave a detectar a presença de predadores e de suas presas, além de ajudá-la a manter o equilíbrio durante os saltos de galho em galho.
Noitibós-orelhudos têm uma visão noturna privilegiada. (Fonte: Sudhir Gaikwad-Inamdar / Reprodução)
Assim como outros animais que caçam à noite, essas aves têm uma camada de tecido na parte de trás do olho chamada "tapetum lucidum", que reflete a luz de volta através de sua retina para melhorar a sua visão noturna. Gatos, morcegos e crocodilos também possuem essa característica.