
Estilo de vida
19/04/2023 às 08:00•2 min de leitura
Se você está à procura do mel mais puro do mundo, se programe para ir à Ilha de Páscoa. É no misterioso território pertencente ao Chile, que fica em uma região longínqua do Oceano Pacífico, que se encontram as abelhas responsáveis por esta produção.
Também conhecida como Rapa Nui e famosa pelos sítios arqueológicos nos quais há centenas de estátuas gigantes, a ilha apresenta uma combinação de fatores que leva os insetos dali a se tornarem os mais saudáveis do planeta. E isso tem influência direta na pureza do mel, que apresenta ainda uma consistência mais líquida e é de difícil cristalização.
Localizada na Polinésia Oriental, há cerca de 3,7 mil km de distância da costa chilena e aproximadamente 4 mil km longe do Taiti, a Ilha de Páscoa é considerada um dos locais mais isolados do planeta. Assim, as colmeias existentes por lá estão livres de predadores e doenças que afetam os animais em outros lugares.
Ilha de Páscoa. (Fonte: GettyImages)
Além da baixa ou quase nula utilização de agrotóxicos, o que evita a transferência de resíduos perigosos para o mel, os agricultores locais apostam em técnicas de cultivo ancestrais para as plantas. Outro atrativo é a água limpa existente em toda a ilha, proveniente das chuvas.
O escasso contato com o continente, a ausência de pesticidas e os métodos de cultivo diferenciados não são as únicas vantagens encontradas no local. Outro atrativo é o clima da Ilha de Páscoa, que se mantém agradável em boa parte do ano.
Com as temperaturas propiciando o trabalho constante das colmeias, seguindo o ritmo da floração das plantas, o “mel Rapa Nui”, como ele também costuma ser chamado, é produzido ao longo de todo o ano. Trata-se de uma situação diferente de outras partes do planeta.
(Fonte: GettyImages)
O resultado disso tudo é uma produção que varia de 90 kg a 120 kg de mel por ano em cada colmeia de Rapa Nui, quantidade bem superior à registrada por colônias de tamanho semelhante instaladas em diferentes regiões. Nestes lugares, a média chega a 20 kg anuais.
Introduzidas ali por volta de 1850, as abelhas da Ilha de Páscoa polinizam abacaxis, goiabas, mangas, bananas e flores em todo o território. Em 2019, as autoridades locais implementaram normas para proteger a produção de mel e seus derivados, regulando a entrada de material apícola em geral.
Por causa das mudanças climáticas, o uso desenfreado de inseticidas e a ação de patógenos, as abelhas estão cada vez mais ameaçadas. O desaparecimento delas pode ter um impacto devastador no planeta, afetando espécies vegetais e alimentos, que dependem do processo de polinização.
Diante deste risco, as colmeias selvagens de Rapa Nui podem se tornar uma reserva importante para o planeta. Para preservá-las de contaminações e outros perigos, o governo da ilha proíbe até mesmo a importação de espécies.
As orelhas dos elefantes africanos são as maiores do reino animal.
Moldados pela natureza. os gogottes parecem uma versão abstrata das esculturas de Fernando Botero, pelas suas formas volumosas e curvas suaves.
Um programa inovador conecta famílias à história e ao sabor único de pêssegos quase extintos.
Pesquisador de zoologia afirma que os polvos são a espécie com maiores condições de povoar a Terra em nosso lugar.
Por que um avião magnífico que voava a 2,17 mil km/h, a 18 mil metros de altura, teve que ser descontinuado?
Apesar da intensa atividade solar, não conseguimos ouvir nada aqui da Terra. Por quê?
Entenda o que está por trás da duração dos voos e veja como isso impacta a sua próxima viagem.
De acordo com pesquisadores, nascimento de gêmeos em ninhadas um dia já foi o padrão no processo de evolução dos primatas.