6 das cavernas mais impressionantes do mundo

22/05/2023 às 02:002 min de leitura

As cavernas são um mundo fascinante a ser explorado, repleto de mistérios e belezas naturais. Ao redor do globo, existem milhares de cavernas no mundo, mas apenas uma pequena parte foi explorada e encanta aventureiros e cientistas com sua grandiosidade e singularidade.

Conheça 6 cavernas impressionantes ao redor do mundo.

1. Cavernas de Glowworm em Waitomo, Nova Zelândia

(Fonte: Waitomo/Reprodução)(Fonte: Waitomo/Reprodução)

A palavra inglesa glowworm em português quer dizer vaga-lumes. Esse conjunto de cavernas em Waitomo, na Nova Zelândia, têm mais de 30 milhões de anos e é habitadas por vermes bioluminescentes.

Os visitantes podem explorar o sistema de cavernas por meio de passeios de barco ao longo de um rio subterrâneo, com milhares de seres iluminando o teto da caverna, criando uma experiência semelhante a um céu estrelado.

2. Eisriesenwelt

(Fonte: Eisriesenwelt/Reprodução)(Fonte: Eisriesenwelt/Reprodução)

Conhecida como a maior caverna de gelo do mundo, a Eisriesenwelt, que significa "Mundo dos Gigantes de Gelo" em alemão, é uma atração turística popular na Áustria, aberta entre os meses de maio e outubro de cada ano.

Com mais de 40 km de comprimento, essa caverna de gelo foi formada ao longo de 100 milhões de anos por processos naturais, incluindo erosão hídrica e movimento das placas tectônicas. Grande parte da caverna é inacessível, mas o primeiro quilômetro frontal pode ser explorado pelos visitantes.

3. Caverna do Vento, Estados Unidos

(Fonte: National Park Service/Reprodução)(Fonte: National Park Service/Reprodução)

Localizada no Parque Nacional das Montanhas Rocosas, no Colorado, a Caverna do Vento é a caverna mais longa dos Estados Unidos, com mais de 55 quilômetros de comprimento conhecidos.

O nome vem da constante brisa que pode ser sentida dentro da caverna, devido às diferenças de pressão entre o interior e o exterior. Os visitantes podem explorar o local por meio de passeios guiados que levam até 300 metros abaixo da superfície.

4. Caverna dos Cristais, México

(Fonte: Wikimedia/Alexander Van Driessche/Reprodução)(Fonte: Wikimedia/Alexander Van Driessche/Reprodução)

Descoberta em 2000 sob a montanha Sierra de Naica, no México, a Caverna dos Cristais, também conhecida como Cueva de los Cristales, abriga cristais de gesso de dimensões extraordinárias. Esses cristais, compostos por sulfato de cálcio hidratado, foram formados ao longo de milhares de anos de atividade vulcânica.

As condições extremas dentro da caverna dificultam o acesso regular de visitantes. Os cristais afiados a temperaturas de 60 °C podem matar, no entanto, oferecem um espetáculo de rara beleza com a luz atravessando as rochas.

5. Cavernas de Mármore, Patagônia

(Fonte: Pixabay/Quaint Planet/Reprodução)(Fonte: Pixabay/Quaint Planet/Reprodução)

Localizadas no lado chileno do Lago General Carrera, na região da Patagônia, as Cavernas de Mármore possuem uma história estimada de mais de 6 mil anos. A água azul-turquesa do lago, enriquecida com carbonato de cálcio das geleiras próximas, gradualmente dissolveu e erodiu a rocha calcária, criando intricadas formações de mármore.

Além disso, o tom azul impressionante do lago, causado por partículas suspensas e reflexos da luz solar, dá a esse lugar uma aparência de outro mundo. O acesso dos turistas é feito com barco ou com trilhas.

6. Cavernas de Skocjan, Eslovênia

(Fonte: GettyImages/Reprodução)(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Localizadas no sudoeste da Eslovênia, as Cavernas de Skocjan são um Patrimônio Mundial da UNESCO e um dos maiores e mais impressionantes sistemas de cavernas do mundo. As cavernas foram formadas por um rio subterrâneo que esculpiu uma série de impressionantes cânions e cavernas interligadas.

Os visitantes podem explorar as cavernas por meio de passeios guiados que incluem uma caminhada por uma ponte suspensa de 50 metros de altura, que passa sobre o impressionante desfiladeiro subterrâneo conhecido como Grande Cânion.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: