2 ideias históricas que começaram como uma piada

21/06/2023 às 13:002 min de leitura

“Até minha vó poderia fazer isso” ou “até meu cachorro faria isso” são frases que você falou ou já ouviu alguém falar, certo? E isso para várias situações que julgamos serem fáceis demais – segundo nosso próprio ponto de vista –, mas que não passam de uma ironia na maioria das vezes.

Ao longo da História, nem sempre isso ficou apenas na brincadeira. Alguns progressos e sugestões nasceram da fala irônica de alguém, e essas são 2 ideias históricas que começaram como uma piada.

1. Economia do gotejamento (1930)

Will Rogers. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Will Rogers. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Não é por acaso que as políticas econômicas do ex-presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, foram consideradas "delírios de ego". Quando ele estabeleceu na década de 1980 a ideia de uma "economia de gotejamento", em que os cortes de impostos para os ricos resultariam em maior prosperidade para os pobres, esse conceito já existia desde a primeira metade do século XX.

O que poucos sabem é que, na verdade, Reagan não inventou a economia de gotejamento, ele se inspirou em uma crítica feita pelo famoso humorista Will Rogers ao governo do então presidente Herbert Hoover em 1932.

Ronald Reagan. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Ronald Reagan. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Em 27 de novembro daquele ano, sobre o fracasso na reeleição de Hoover, o humorista escreveu em sua coluna semanal no St. Petersburg Times:

“Essa eleição foi perdida há quatro ou seis anos, não este ano. Os republicanos não começaram a pensar na população até o momento em que a campanha eleitoral começou. O dinheiro era todo destinado aos ricos na esperança de que chegasse aos necessitados. O Sr. Hoover era engenheiro, ele sabe que a água escorre, basta colocá-la no topo do morro e soltá-la, uma hora ela alcançará o local mais seco”.

Foi com essa ideia falha, mas interessante para quem estava no topo, que Reagan cunhou sua economia do gotejamento e a implementou em 1980. Apesar de todas as controvérsias e oposição, isso não impediu que vigorassem os cortes de impostos de Bush e a Lei de Cortes de Impostos e Empregos de 2017.

2. Williamina Fleming (1881)

Williamina Fleming. (Fonte: Wikipedia/Reprodução)Williamina Fleming. (Fonte: Wikipedia/Reprodução)

Considerado um dos mais brilhantes astrônomos e físicos do seu tempo, Edward Pickering introduziu o uso do fotômetro meridiano para medir a magnitude das estrelas e estabeleceu a Harvard Photometry, em 1884, o primeiro catálogo fotométrico da História. Mas entre suas descobertas notórias, também está Williamina Fleming.

Em 1881, o homem teria ficado tão frustrado com a incompetência de sua equipe, composta apenas por homens, em realizar cálculos de rotina, que chegou a zombar dizendo: “Minha empregada escocesa [Fleming] poderia fazer melhor e mais rápido que isso!”.

Com isso, a imigrante e mãe solteira recebeu o convite para resolver alguns cálculos para o astrônomo, que cedeu às insistências de sua esposa, a única que realmente acreditava no potencial de Fleming.

(Fonte: GettyImages/Reprodução)(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Para Pickering, contratar Fleming foi vantajoso em vários níveis, a começar que mulheres recebiam bem menos do que os homens naquela época, além de que seu sucesso em realizar o trabalho humilharia toda a equipe que havia debochado de sua ideia.

Como resultado, Fleming se tornou uma das intelectuais mais talentosas do século passado, com direito a uma cratera na Lua com o seu nome e uma classificação de estrelas conhecida como Sistema Pickering-Fleming.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: