Ponta de flecha de 3,5 mil anos achada na Suíça foi feita de meteorito

09/08/2023 às 02:002 min de leitura

Caçadores que viveram na Idade do Bronze usaram restos de um meteorito que caiu na Terra há 3,5 mil anos para construir suas armas. A descoberta aconteceu a partir da análise de uma ponta de flecha achada nas proximidades do Lago de Bienna, na Suíça, no século XIX.

De acordo com o estudo publicado no Journal of Archaeological Science, no dia 25 de julho, o objeto contém material de “outro mundo”. Pesquisadores do Museu de História Natural de Berna, também na Suíça, buscaram detalhes sobre a sua composição.

Métodos como tomografia de raios X e espectrometria gama mostraram que ela tinha isótopos de alumínio-26, encontrados somente em objetos originados fora da Terra. Traços de ferro e liga de níquel, associados a rochas espaciais, também foram identificados.

(Fonte: Journal of Archaeological Science/Reprodução)(Fonte: Journal of Archaeological Science/Reprodução)

Havia ainda resíduos de alcatrão na ponta, possivelmente usado para prendê-la à haste da flecha, segundo os cientistas, e marcas de moagem resultantes do processo de moldagem do artefato. O objeto histórico mede 39,3 mm de comprimento por 25 mm de largura e 2,6 mm de espessura, pesando 2,9 g.

Local da queda

A princípio, acreditava-se que o meteorito usado na construção da ponta de flecha da Idade do Bronze teria relação com o impacto ocorrido em Twannberg, na Suíça, há 170 mil anos. A região da queda está apenas 8 km distante da localidade de Mörigen, onde o objeto foi encontrado no final dos anos 1800.

Porém, a composição dos metais na arma não era igual à do ferro resultante da queda da rocha espacial em Twannberg. Consultando um banco de dados geológico, os pesquisadores rastrearam o local mais provável do impacto.

De acordo com o estudo, o material veio de um meteorito que caiu em Kaalijarv, na Estônia, com o qual a composição da flecha mais combina. Rochas espaciais com queda registrada na República Tcheca e na Espanha também fizeram parte do comparativo, mas foram descartadas.

O corpo celeste em questão pesava quase 2 toneladas e a sua queda, ocorrida por volta de 1500 a.C., espalhou detritos por toda a região. Os fragmentos foram utilizados, posteriormente, na fabricação de inúmeros objetos, entre as quais as possíveis armas de caçadores.

Como chegou à Suíça?

Como o local da queda do meteorito fica a mais de 2,2 mil km de distância de Möringen, é possível que a ponta da flecha tenha chegado ao território suíço após uma negociação comercial. “Essas primeiras pessoas provavelmente sabiam que quando o impacto aconteceu, lá em 1500 a.C., o material era precioso e tinha valor”, disse o coautor do artigo, Beda Hofmann, ao Live Science.

Bastante raras, há apenas 55 unidades de pontas de flechas meteoríticas catalogadas até o momento, encontradas em 22 locais espalhados pela África, Europa e Ásia.