7 celebridades homenageadas em novas espécies de animais

21/08/2023 às 08:002 min de leitura

Talvez uma das maiores homenagens que alguém possa receber é ter o próprio nome emprestado para uma nova espécie de animal. Foi o que aconteceu recentemente com o ator Harrison Ford, que teve seu nome concedido a uma cobra descoberta na América do Sul, mais especificamente, no Peru. Agora, a cobra marrom-amarelada de mais de um metro leva o nome de Achymenoides harrisonfordi.

Mas o intérprete de Indiana Jones não é o primeiro a receber esta honraria. Várias outras celebridades já foram agraciadas em nomes de novos animais. Neste texto, compartilhamos 7 famosos que ganharam a imortalidade na natureza.

1. Jeff Daniels

O ator Jeff Daniels batizou uma nova espécie de nematoide, um tipo de verme microscópico que vive no solo. Em 2022, cientistas da Califórnia deram à sua descoberta o nome de Tarantobelus jeffdanielsi.

O nome faz ainda uma referência ao personagem do ator no filme Aracnofobia, de 1990. Segundo o parasitologista Adler Dillman, a ideia se deu porque Daniels é um assassino de aranhas no filme, assim como os nematoides são na natureza.

2. Beyoncé

Em 2012, uma nova espécie de mosca mutuca recebeu o nome de Scaptia beyonceae, uma homenagem à cantora prestada pelos pesquisadores da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO), da Austrália. Os cientistas justificaram que escolheram seu nome porque o inseto seria "a diva de todas as moscas".

3. Shakira

A vespa Aleiodes shakirae foi descoberta no Equador, mas foi batizada para homenagear a cantora colombiana Shakira. Os cientistas que descobriram o animal afirmaram na época que escolheram esse nome por conta de um comportamento fascinante da vespa.

Para procriar, o bicho coloca seus ovos dentro de outro animal hospedeiro, que é sempre uma lagarta. Quando as larvas eclodem, o corpo da lagarta gira, o que fez com que os pesquisadores lembrassem dos movimentos de Shakira.

4. David Bowie

David Bowie é outro ícone da música que emprestou seu respeitado nome a uma nova espécie. No caso dele, foi uma aranha caçadora nativa da Malásia, Cingapura e Tailândia, que foi batizada como Heteropoda davidbowie.

O cientista que a descobriu justificou de forma inspirada. "Por ocasião do aniversário de 75 anos de Bowie, eu quis homenagear este artista incomparável que nos deixou muito cedo, mas o que mais importa para mim aqui é a ideia de conservação: nós apenas protegemos o que conhecemos — e um nome atraente é muito mais provável de ser lembrado", disse Peter Jager.

5. Queen

O grupo britânico Queen foi inteiramente homenageado por um pesquisador que batizou quatro espécies descobertas de libélulas com os nomes dos integrantes. Os animais Heteragrion freddiemercuryi, H. brianmayi, H. rogertaylori e H. johndeaconi certamente se tornaram uma forma bem diferente de marcar o 40º aniversário da fundação da banda.

6. Radiohead

A banda britânica Radiohead também foi laureada com o nome de uma nova formiga. Os cientistas que descobriram a espécie Sericomyrmex radioheadi declararam que a homenagem foi feita em reconhecimento aos “esforços de longa data da banda no ativismo ambiental, especialmente na conscientização sobre as mudanças climáticas, e em homenagem à sua música, que é uma excelente companhia durante longas horas no microscópio enquanto conduz revisões taxonômicas de formigas”.

7. Daft Punk

A dupla francesa Daft Punk recebeu uma homenagem curiosa quando seu nome foi emprestado a um novo platelminto, uma espécie de verme achatado, que foi chamado de Baicalellia daftpunka.

Os cientistas deram uma justificativa engraçada: eles acharam que o estilete copulador do animal (que funciona como seu pênis) se parecia com os capacetes que o Daft Punk usa em suas apresentações. Difícil saber se foi uma homenagem ou uma piada.