Aquecimento global pode causar a extinção de florestas tropicais

29/08/2023 às 02:002 min de leitura

Partes de uma pequena porção da Terra que não foi desmatada, as florestas tropicais são um santuário que ainda resiste no planeta. E a sua conservação é de extrema importância para a manutenção da água potável, das chuvas, do oxigênio e da vida no planeta.

Mesmo que pouca gente duvide do papel fundamental das florestas tropicais, elas estão em constante ameaça. Um novo estudo indicou que as folhas de algumas plantas dessas áreas perdem a capacidade de realizar fotossíntese e morrem quando atingem certas temperaturas. Os efeitos do aquecimento global podem estar acelerando este processo.

Produção de oxigênio do planeta pode estar em risco. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Produção de oxigênio do planeta pode estar em risco. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Como foi feito o estudo?

O artigo foi conduzido pelo pesquisador Christopher E. Doughty e publicado na revista Nature em 23 de agosto. Os pesquisadores cruzaram dados da Estação Espacial Internacional coletados entre 2018 e 2020 com milhares de mediações realizadas in loco.

Segundo a pesquisa, o limite de temperatura média em que uma planta consegue realizar a fotossíntese é de 46,7 °C. Atualmente, estima-se que apenas 0,01% das plantas de florestas tropicais atinjam este limite por ano.

Apesar de pequena, a quantidade é preocupante. Isto por que o aquecimento nas áreas não ocorre de forma linear, e o aumento da temperatura nas plantas é maior do que a temperatura do ar.

Um aumento de 2 °C ou 3 °C na temperatura do ar pode significar um aumento de 8 °C na temperatura das plantas. Além disso, algumas espécies são afetadas com variações menores de temperatura.

Quando as folhas chegam a este limite, deixam de fazer a fotossíntese e morrem. Se 10% das folhas de um galho morrem, provavelmente o resto do galho morrerá, já que a consequente queda faz com que a temperatura das plantas ao redor aumente. Este efeito em cascata é um dos principais medo dos pesquisadores.

Depois de aplicar os dados a modelos matemáticos, o artigo indica que um aumento de 3,9 °C na temperatura do planeta pode causar um efeito de extinção em massa nas plantas das florestas tropicais.

Florestas tropicais são mantenedoras da biodiversidade e da água do planeta. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Florestas tropicais são mantenedoras da biodiversidade e da água do planeta. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Importância das Florestas Tropicais

Apesar de ocuparem apenas cerca de 6% da superfície do planeta, as florestas tropicais são responsáveis pela produção de 32% do oxigênio. Elas também abrigam metade das espécies animais e vegetais terrestres e retiram bilhões de toneladas de dióxido de carbono do ar. Além disso, só a Floresta Amazônica abriga 1/5 de toda a água potável da Terra.

Outro efeito vital das florestas tropicais é influenciar as chuvas no planeta. No Brasil, a evaporação da Floresta Amazônica viaja por quase todo o território nacional e regula o regime de precipitações, num efeito conhecido como Rio Voador.

Os pesquisadores vêm o estudo como um alerta do que pode acontecer se o aquecimento global não for freado. Para isso é preciso atitudes mais enérgicas nos cumprimentos dos acordos climáticos.