Leões evitam humanos até recursos ficarem escassos, diz estudo

03/11/2023 às 02:002 min de leitura

Conforme a sociedade evolui, tornou-se mais comum que seres humanos e vida selvagem acabem dividindo o mesmo espaço com maior frequência. Isso inclui até mesmo morar perto de grandes carnívoros, como os leões, os quais têm sido diretamente afetados pela nossa espécie.

Um novo estudo publicado na revista Communications Biology sugere que a expansão do uso humano de terra, juntamente com os efeitos das alterações climáticas, pode aumentar o risco de conflito entre humanos e leões — algo que ameaçaria as populações desses grandes felinos.

Leia também: Os humanos são agora o principal predador da savana africana

Cada um em seu canto

Conforme descrito pelo pesquisador do Instituto da Universidade de Michigan para Biologia da Mudança Global, Kirby Mills, o estudo descobriu que compreender as respostas complexas da vida selvagem às perturbações humanas é um primeiro passo fundamental para promover a coexistência entre esses grupos.

"Em paisagens dominadas pelo homem, a vida selvagem tem de equilibrar as compensações entre a caça de presas e os riscos potencialmente letais de encontrar humanos. Isto é particularmente verdadeiro para os grandes carnívoros, que muitas vezes tentam matar o gado porque as ameaças ao gado podem provocar a matança retaliatória de grandes carnívoros, o que é uma das principais causas do declínio da população de grandes carnívoros em todo o mundo", disse Mills.

Como quase metade da área atual de leões se encontra fora dos limites das áreas protegidas, esses carnívoros são obrigados a navegar regularmente em paisagens degradadas pelo homem. Por esse motivo, os investigadores pretendem contribuir para uma melhor compreensão das respostas dos leões às perturbações humanas, analisando dados de 31 locais de estudo publicados anteriormente.

Leia também: O comportamento homossexual de animais pode ser tão comum devido a uma vantagem evolutiva

Relação entre leões e humanos

O estudo identificou que em mais de dois terços dos locais de distribuição dos leões no mundo, os grandes felinos evitam áreas de atividade humana ou caçavam principalmente à noite para fugir do contato com a nossa espécie. Essas adaptações, no entanto, podem afetar ecossistemas inteiros de uma vez só.

“Aumentar a atividade noturna para evitar encontros humanos pode influenciar a competição entre espécies, a dinâmica predador-presa e a função do ecossistema”, destacou o pesquisador Neil Carter. Evitar áreas dominadas por humanos não apenas limita efetivamente a quantidade de habitats que os leões podem utilizar, como também pode aumentar a competição nessas áreas.

Isso contribui para riscos de extinção regional, reestruturação da dinâmica em uma comunidade de vida selvagem e até mesmo na redução da biodiversidade. O estudo também descobriu que leões são mais propensos a procurar alimentos em áreas de maior risco quando a cobertura vegetal ou a presença humana é variável. Logo, isso quer dizer que os leões tendem a evitar menos os humanos quando a comida é mais limitada e se os encontros são incertos.

Por conta dessas estatísticas, os cientistas concluíram que o sucesso da conservação dos grandes carnívoros depende completamente da coexistência sustentável com comunidades locais capacitadas, especialmente à medida que o planeta fica cada vez mais quente e os recursos se tornarão cada vez mais limitados para essas criaturas.