Arqueólogos descobrem loja de vinhos do império romano

26/01/2024 às 12:002 min de leitura

O vinho é uma bebida apreciada há muitos anos, e por isso pesquisadores não acharam estranho encontrar uma antiga loja de vinhos na cidade de Sikyon, que fica localizada na porção norte do Peloponeso, na Grécia. O local é alvo da investigação de arqueólogos há muitos anos e tem rendido descobertas interessantes.

O sítio arqueológico no qual a loja foi identificada, na antiguidade, pertencia ao Império Romano, o que foi constatado a partir de evidências reunidas. Além de pedaços de vasos, pratos e ânforas, feitos de vidro e cerâmica, também foram encontradas moedas no chão.

(Fonte: American Jounal of Archaeology/Reprodução)(Fonte: American Jounal of Archaeology/Reprodução)

O final trágico da loja de vinhos

O que gera dúvidas, na verdade, é justamente como teria se dado o fim desse ponto comercial, que estava destruído. Para que os objetos e as moedas fossem encontradas no chão, sem qualquer indício que houve alguma tentativa de recuperá-las mais tarde, deveria ter ocorrido algum evento repentino.

As descobertas foram compartilhadas em Chicago, na reunião anual do Instituto Arqueológico da América, que ocorreu entre os dias 4 e 7 de janeiro deste ano.

Por ora, algumas opções estão sendo consideradas: pesquisadores acreditam que um terremoto, ou mesmo o colapso da estrutura da loja de vinhos seriam a explicação para que o local fosse permanentemente abandonado, embora ainda não seja possível apontar uma causa com precisão.

(Fonte: American Jounal of Archaeology/Reprodução)(Fonte: American Jounal of Archaeology/Reprodução)

Evidências ainda não respondem a todas as perguntas

Scott Gallimore, que é professor de arqueologia da Wilfrid Laurier University, localizada no Canadá, compartilhou algumas informações sobre as moedas que foram encontradas no local em seu último trabalho, publicado na edição de janeiro da American Journal of Archaeology.

Segundo o professor, a maior parte das moedas data de 337 a 361, período em que Constâncio II era o imperador. Ele acredita que elas possivelmente foram cunhadas entre os anos de 335 e 361 e estavam guardadas em algum recipiente e acabaram espalhadas devido ao impacto ocorrido.

(Fonte: American Journal of Archaeology/Reprodução)(Fonte: American Journal of Archaeology/Reprodução)

Também se especula que o local, que seria usado tanto para a venda quanto para consumo de vinho, poderia ter à venda azeite e outros itens variados. No entorno do estabelecimento, há oficinas e instalações que eram usadas para prensar uvas e azeitonas, e mesmo espaços especializados na produção de vasos e recipientes. Trata-se de uma espécie de complexo industrial do período romano, portanto.

Gallimore também está se dedicando à pesquisa dos padrões de qualidade das cerâmicas produzidas no período, buscando reunir evidências da classificação dos produtos em diferentes padrões. Para isso, os objetos localizados a partir das escavações, incluindo os que apresentavam alguma indicação de defeito, foram analisados.

Abandonada no século V, a antiga loja de vinhos ainda deixou perguntas pairando no ar, que deverão ser respondidas enquanto as investigações prosseguirem no local.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: