5 lugares que resistiram à dominação romana

09/12/2024 às 09:002 min de leituraAtualizado em 09/12/2024 às 09:00

O Império Romano é famoso por ter dominado grande parte do mundo antigo, mas nem todos estavam dispostos a se submeter ao seu poder. Durante o apogeu de Roma, muitos povos mostraram que resistir ao império não só era possível, mas que, em alguns casos, era uma questão de sobrevivência.

Prepare-se para conhecer cinco lugares que os romanos não conseguiram conquistar.

1. Escócia

Muralha de Antonino. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)
Muralha de Antonino. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Quando Roma se deparou com a Escócia (ou Caledônia, como era conhecida), percebeu que, às vezes, não vale a pena insistir no impossível. A Muralha de Antonino, construída pelos romanos para tentar conter os caledônios, virou mais uma lembrança de uma falha estratégica.

Os caledônios não respeitaram a muralha, invadiram repetidamente e, eventualmente, Roma teve que admitir que a Escócia estava além do seu alcance. Para dizer o mínimo, a Escócia não estava interessada em fazer parte do império e fez questão de mostrar isso de várias maneiras.

2. Irã

As potências persas derrotaram Roma repetidamente. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
As potências persas derrotaram Roma repetidamente. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

O Império Romano enfrentou a Pártia e, mais tarde, o Império Sassânida, ambos situados no que hoje é o Irã. As guerras implacáveis com essas potências persas duraram por centenas de anos, com os romanos frequentemente se deparando com grandes derrotas.

Essas potências eram tão resilientes que, mesmo quando Roma conseguia capturar Ctesifonte, a capital parta, sua vitória nunca durava. A Pártia e, depois, os sassânidas continuaram a ser um pesadelo constante para Roma.

3. Armênia

Templo de Garni, na Armênia. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Templo de Garni, na Armênia. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Localizada entre Roma e a Pártia, a Armênia se viu no meio de um jogo de xadrez entre essas duas grandes potências. Mas os armênios não eram tolos e, em vez de ceder, adotaram uma estratégia de jogo inteligente, aproveitando-se das rivalidades entre Roma e a Pártia.

Em vários momentos, os armênios mantiveram sua independência, manipulando as grandes potências com astúcia diplomática. Mesmo com as constantes tentativas de Roma de instalar governantes vassalos, a Armênia nunca foi totalmente conquistada.

4. Alemanha

A humilhante derrota na Floresta de Teutoburgo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
A derrota na Floresta de Teutoburgo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

E quem pode esquecer a humilhante derrota romana na Batalha da Floresta de Teutoburgo em 9 d.C.? Armínio, líder germânico, atraiu três legiões romanas para uma emboscada, aniquilando-as completamente.

O impacto da derrota foi tão grande que, após essa tragédia, Roma desistiu de conquistar a região e, em vez disso, estabeleceu uma fronteira mais segura ao longo do Rio Reno. A Alemanha, então, permaneceu livre do domínio romano, com as tribos germânicas sendo um grande pesadelo para os romanos por muito tempo.

5. Sudão

Ruínas de um antigo templo do Reino de Kush, no deserto do Sudão. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Ruínas de um antigo templo do Reino de Kush, no deserto do Sudão. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Quando pensamos em resistência, poucos nomes se destacam tanto quanto o da rainha Amanirenas, do Reino de Kush (atualmente no Sudão). Em pleno reinado de Augusto, ela se levantou contra Roma com uma coragem que faria qualquer general romano tremer.

Quando Roma tentou impor um imposto abusivo, Amanirenas não hesitou: atacou os romanos, marchou até a fronteira e capturou uma estátua do próprio imperador, mandando cortar sua cabeça e enterrá-la. No fim, Kush conseguiu um tratado de paz e manteve sua independência.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: