Artes/cultura
02/04/2024 às 20:00•2 min de leituraAtualizado em 02/04/2024 às 20:00
Os origamis elevaram a arte de dobrar papel a um patamar bastante elevado, já que vão muito além de dar vida a formas de objetos aleatórios e de apresentar grande valor estético. O que muitos nem sequer desconfiam é que, quando usado como fonte de inspiração, ele se mostra útil até mesmo para a construção de estruturas presentes em nosso dia.
Essa aplicação bastante inovadora foi desenvolvida por engenheiros da Universidade de Michigan e pode oferecer um universo de possibilidades ao ramo da construção civil: assim, diferentes tipos de construções modulares podem ganhar espaço nas cidades e atender a inúmeras finalidades.
Uma das grandes vantagens se dá pela economia de espaço, afinal, com a aplicação dos princípios do origami, as estruturas poderão ser dobradas, e em seguida armazenadas e transportadas com grande facilidade.
Além disso, a versatilidade ganha espaço: com a rápida configuração, as diferentes composições podem ser utilizadas mais rapidamente, quando comparadas com os suportes feitos de materiais que demandam certo tempo até ficarem prontos para uso.
O estudo, publicado na Nature Communications, destaca que tais soluções podem ser úteis também em operações militares, na engenharia aeroespacial e mesmo no campo da robótica e da biomedicina, com a oferta de ferramentas personalizadas.
Como nem todas as soluções desenvolvidas nesse sentido até então figuravam entre as que possuem uma aplicação imediata, esse trabalho representa um esforço bem-vindo, sobretudo considerando a necessidade de reaproveitar materiais e economizar recursos.
Como prova disso, a modularidade proporcionada por essa forma de concepção também torna possíveis que os materiais sejam reparados com mais agilidade, o que foi constatado a partir de testes. No caso de uma ponte, por exemplo, os painéis que fazem parte dela e não forem danificados poderão ser reaproveitados numa outra solução.
Dentre os exemplos práticos, temos ainda um banco e um ponto de ônibus com estrutura capaz de proteger da incidência de sol e chuva. Confira, no vídeo abaixo, mais detalhes sobre o projeto, financiado pela National Science Foundation e pelo Automotive Research Center.
Para os estudiosos, ainda havia a necessidade de se certificar que os objetos concebidos de tal forma teriam uma boa capacidade de suportar cargas mais pesadas, o que motivou análises complementares. E para avançar nesse sentido, a equipe entendeu que a uniformidade seria fundamental.
Yi Zhu, pesquisador em engenharia mecânica e principal autor do estudo, abordou o motivo para isso em comunicado oficial: "para construir estruturas comuns como pontes e pontos de ônibus usando origami, precisamos de ferramentas matemáticas que possam considerar diretamente a espessura durante o projeto inicial do origami". Adotando esses princípios, portanto, os produtos desenvolvidos se mostram não só mais práticos, como mais seguros.