Os 9 drinks alcoólicos mais saudáveis para o verão
Seja o primeiro a compartilhar

Os 9 drinks alcoólicos mais saudáveis para o verão

Equipe MegaCurioso

Crédito: Thinkstock

Com a chegada dos dias mais quentes, passamos a procurar alternativas cada vez mais refrescantes para amenizar o calor. Mas a dúvida sempre bate quando chega a hora de escolher o drink ideal entre tantas opções do cardápio.

A quantidade de açúcar, o valor nutricional e o número de calorias presentes em cada drink não são questões que devem passar pela sua cabeça em um happy hour com os amigos. Então, para aproveitar melhor os momentos de lazer e descontração, confira a lista que o portal Gizmodo fez com os drinks mais saudáveis para este verão.

Para selecionar as bebidas, o site contou com a ajuda de Maren Robinson, consultora nutricional certificada e mestre em saúde pública. A profissional avaliou os níveis de antioxidantes, as propriedades medicinais, o valor nutricional, a quantidade de frutas e verduras utilizadas e o número de calorias dos drinks e revelou quais são as opções mais recomendadas para quem deseja aproveitar as bebidas de verão sem abrir mão da saúde.

Vale lembrar que a moderação é um fator fundamental para manter a dieta em equilíbrio. A especialista ressalta que embora os drinks selecionados representem as opções mais saudáveis, isso não significa que você pode consumir uma quantidade maior. Quanto menos drinks você consumir, menor será sua ingestão de calorias e menor será o risco de desencadeamento de problemas causados pelo excesso de álcool. Lembre-se disso!

Vodka Soda

Crédito: Thinkstock

Composto apenas de vodka e água com gás, esse é um dos drinks mais simples que você pode fazer em casa ou pedir em um bar. Uma dose de vodka tem cerca de 96 calorias e a água com gás não possui caloria nenhuma, fazendo com que essa seja uma ótima opção para quem está cuidando da balança. No entanto, a bebida é pobre em nutrientes.

Michelada

Crédito: Shutterstock

O drink tipicamente mexicano é composto de cerveja lager, limão, molho inglês, sal e pimenta, criando uma mistura muito saborosa. A cerveja, por ser feita de cereais, é uma bebida energética e é uma fonte de carboidratos. O suco de limão é rico em vitamina C, substância que melhora o sistema imunológico e neutraliza os radicais livres. Já a pimenta é famosa por reduzir o apetite e aumentar o metabolismo.

Vinho

Crédito: Thinkstock

Ingerir pequenas quantidades de vinho regularmente pode trazer muitos benefícios para a sua saúde. O vinho tinto é uma bebida repleta de valor nutricional, contendo 9% da sua necessidade diária de ferro, 9,4% de potássio e 5% de magnésio. Além disso, não podemos esquecer os antioxidantes e flavonoides. Uma taça de vinho pode ter de 110 a 130 calorias.

Manhattan

Crédito: Thinkstock

Um pouco de whisky bourbon, vermouth branco seco e algumas gotinhas de angostura formam um dos drinks saborizados mais deliciosos que você pode provar. O vermouth tem cerca de 45 calorias por dose e acredita-se que a angostura tenha propriedades restauradoras que são utilizadas como remédio e podem até mesmo eliminar os sintomas de indigestão.

Bellini ou Mimosa

Crédito: Thinkstock

A mistura de champagne com suco de pêssego (Bellini) ou de laranja (Mimosa) é outra opção saudável. As duas frutas são fontes de vitamina C, potássio, cálcio e tiamina. O pêssego ainda tem riboflavinas, fósforo e magnésio. Já a laranja, é rica em ácido fólico, fundamental para a saúde dos glóbulos vermelhos, e vitamina B6, que age na produção de novas células. Por fim, o champagne é um vinho branco em versão gasosa, por isso tem os mesmos benefícios do vinho tinto. Mas, por ser mais doce, concentra mais açúcar e, consequentemente, mais calorias.

Cerveja Guinness

Crédito: Shutterstock

Não é à toa que uma das cervejas mais famosas do mundo usou por muitos anos o slogan “A Guinness é boa para você!”. Mesmo sendo uma bebida encorpada, a cerveja totaliza apenas 128 calorias em 350 mL. Feita com grãos integrais, a bebida acumula diversos nutrientes e já foi provado que suas propriedades antioxidantes se assemelham às do vinho.

Sangria

Crédito: Thinkstock

Com diversas receitas diferentes, a sangria pode conter vinho tinto, limão, laranja, lima, açúcar, gin, maçã, morango e outros ingredientes. Isso faz com que as calorias se multipliquem, então caso deseja fazer sua sangria em casa, busque receitas que levam mais frutas e menos açúcar. A presença de maçãs no drink aumenta a quantidade de vitamina C, antioxidantes, flavonoides e polifenois. Já o morango é rico em potássio e fibras.

Blood Mary

Crédito: Shutterstock

O exótico drink feito a partir de suco de tomate com molho inglês, pimenta, aipo e vodka foi classificado pela especialista como o drink mais saudável de todos. As substâncias ativas do tomate são o licopeno, a vitamina A, a luteína, a vitamina C e o potássio, além de flavonoides e betacarotenos, que são responsáveis pela prevenção do câncer. Já entre os benefícios do aipo está a prevenção de pedras no rim, o auxílio a problemas digestivos e a diminuição da pressão arterial.

Outros destilados

Crédito: Thinkstock

Whisky, gin, tequila e rum são opções de destilados que possuem entre 97 e 110 calorias por dose, sendo bebidas mais saborosas e interessantes do que um simples Vodka Soda. No entanto, o valor nutricional também é baixo e o consumo desses destilados deve ser bastante moderado.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.