Paul Alexander: o último homem que viveu com pulmão de ferro

13/03/2024 às 13:002 min de leitura

Atualização: Paul Alexander faleceu no dia 11 de março de 2024 aos 78 anos. O “Homem do Pulmão de Ferro” havia sido internado em fevereiro com covid-19, o que pode ser bastante complicado par alguém nas condições dele, porém não foi confirmado se Alexander morreu em decorrência da doença.

“Estou muito grato a todos que fizeram doações para ajudar meu irmão”, disse Philip, irmão de Alexander. "Isso permitiu que ele vivesse seus últimos anos sem estresse. Também vai pagar seu funeral neste momento difícil. É absolutamente incrível ler todos os comentários e saber que tantas pessoas foram inspiradas por Paul. Estou muito grato", acrescentou.

A seguir, confira a matéria original sobre Paul Alexander:

***

Para os EUA, 1952 foi um ano desesperador em função da explosão no número de casos de poliomielite. Os registros apontam cerca de 60 mil casos registrados por todo o país naquela época.

Para Paul Alexander, um menino de apenas seis anos, a infecção se manifestou com febre alta e dores no corpo. Mas não demorou muito para o garoto perder a capacidade de andar, engolir e, por fim, respirar.

(Fonte: Museu Nacional de História Americana do Smithsonian/Reprodução)(Fonte: Museu Nacional de História Americana do Smithsonian/Reprodução)

A solução encontrada pelos médicos foi submeter Paul a uma traqueostomia e o colocar em um pulmão de ferro — uma espécie de tanque selado usado para tratar pacientes afetados pela pólio com dificuldades de respirar sozinhos.

Para estimular a respiração dos pacientes, esses aparelhos variavam a pressão do ar para comprimir e expandir o tórax. Boa parte das crianças com pólio precisavam passar algumas semanas dentro desses aparelhos enquanto tentavam se recuperar da doença. No entanto, Paul Alexander nunca pode se ver livre dos seus pulmões de ferro.

(Fonte: Monica Verma/Twitter)(Fonte: Monica Verma/Twitter)

Os médicos acreditavam que o menino não viveria por muito tempo. Com o corpo paralisado do pescoço para baixo e sem conseguir respirar fora do aparelho, o hospital autorizou que sua família o levasse com o equipamento para casa para que pudessem passar o último Natal juntos.

A vida com o pulmão de ferro

A questão é que os anos foram passando e Paul continuava vivo. Mesmo quando ventiladores pulmonares mais modernos surgiram, ele continuou com o seu pulmão de ferro. Desde quando era menino, aprendeu algumas técnicas para conseguir respirar e passar períodos cada vez mais longos sem precisar do aparelho.

Tempos depois, Paul começou a conseguir respirar e até engolir por horas a fio sem o equipamento. Isso lhe permitiu abandonar o pulmão de ferro para realizar algo que na sua infância seria impensável: fazer faculdade. Chegou até a exercer a profissão quando tinha seus 30 anos.

(Fonte: Gizmodo/YouTube)(Fonte: Gizmodo/YouTube)

Infelizmente, Paul se viu obrigado a voltar ao companheiro mecânico de longa data novamente e teve que encerrar sua carreira para ser confinado na caixa de metal. Curiosamente, em suas entrevistas ele demonstrava bastante ânimo com a vida e era agradecido ao seu respirador de metal, já que o havia permitido viver e fazer mais coisas do que imaginava.

O terror da pólio

(Fonte: Dallas News/Reprodução)(Fonte: Dallas News/Reprodução)

A poliomielite é uma doença que apresenta sintomas iniciais parecidos aos da gripe, mas tem o potencial para afetar a medula espinhal do indivíduo ou o seu cérebro, causando paralisia e, em casos mais graves, levar a morte.

A vacina contra a pólio só chegou em 1955. Antes disso, o que tornava essa doença aterrorizante é que não havia como prever quem se recuperaria da infecção com apenas uma dor de cabeça e quem ficaria paralisado por muito tempo.

Os pulmões de ferro foram desenvolvidos para durar, mesmo que as pessoas imaginassem que quem estivesse dentro deles não iria. O aparelho foi inventado em 1928 por Philip Drinker, engenheiro e médico, e por Louis Shaw, fisiologista.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: