Saúde/bem-estar
06/11/2022 às 11:00•2 min de leitura
Os deuses gregos costumam estar associados a algum aspecto da vida humana, que irá reger as histórias que serão contadas sobre ele. Ares, um dos filhos de Zeus e Hera, é tido como o deus grego da guerra. Por conta disso, sua personalidade é descrita como imprudente, intempestiva e violenta.
Ares é um deus tão complicado que até seus pais tiveram muitos problemas com ele. Neste texto, contamos mais detalhes da lenda deste deus briguento.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Na mitologia, quando Ares nasceu, havia a profecia de que Hera daria à luz ao deus da guerra, um possível substituto a Zeus. Mas ainda que fosse reconhecido como um deus combativo, ele não teve um culto muito grande, pois ele tinha sede pelo sangue e pela matança.
Em suas representações pictóricas, Ares costuma ser retratado usando couraça, lança e capacete, e é cercado sempre por Deimos (o tempor) e Fobos (o terror). Seus seguidores seguem a mesma linha bélica: entre eles, estão Éris (a discórdia) e Eniô (uma deusa da guerra).
Ares é frequentemente comparado à sua irmã, Atena, a deusa da justiça. Enquanto ele representaria o lado violento da guerra, ela simbolizaria a estratégia e o combate honrado. Não por acaso, conta-se que ambos eram inimigos declarados. Por conta disso, não é por acaso de Ares regia Esparta, cuja sociedade era dedicada às artes da guerra, e Atena regia Atenas, o berço do conhecimento e das artes.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Ares nunca se casou com ninguém. Ainda assim, ele teve muitos casos e gerou muitos filhos. O romance mais conhecido de Ares é o que ele manteve com Afrodite, a deusa grega do amor.
Na época, Afrodite era casada (ainda que infeliz) com Hefesto, o feioso deus do metal e da metalurgia. Ele ganhou a mão da mais bela deusa de todas após fazer um favor a Zeus, o pai de ambos. Afrodite se casou com Hefesto, mas continuava mantendo um caso com Ares.
Ao descobrir isto, Hefesto montou uma armadilha. Ele criou uma rede invisível que prendeu os amantes enquanto eles estavam na cama. Em seguida, o marido traído chamou todos os deuses do Monte Olímpia para humilhá-los.
Ainda assim, Ares e Afrodite tiveram um longo relacionamento que gerou vários filhos. Entre eles, estão Fobos (que deu origem ao termo "fobia"), Deimos e Eros (o famoso cupido).
(Fonte: Wikimedia Commons)
Quando os deuses gregos foram transpostos à cultura romana, Ares virou Marte, o rei da guerra e da agricultura. Contudo, a personalidade de Ares entre os romanos era mais calma em relação ao seu correspondente grego.
Marte era também um personagem vital para os romanos, e estaria apenas abaixo de Júpiter (a versão romana de Zeus). Para eles, Marte teria sido um dos fundadores de Roma, já que era pai de Rômulo e Remo, os famosos gêmeos amamentados pela loba Lupa. Mais tarde, Rômulo e Remo lutariam pelo poder, Rômulo mataria seu irmão e se tornaria o primeiro rei de Roma.