Artes/cultura
18/06/2023 às 05:00•2 min de leitura
Quando se fala em Era Medieval, logo pensamos em cavaleiros combatendo uns aos outros a mando de reis e rainhas extremamente ricos, enquanto o povo — extremamente pobre — era usado e abusado.
Também referida como a "Era das Trevas," o período geralmente é visto como uma época na qual as pessoas eram supersticiosas demais, pouco inteligentes e desleixados com a própria higiene. Mas o quanto disso é mesmo verdade?
(Fonte: Getty Images)
A parte da monarquia rica e a plebe pobre é real, quanto a isso não há dúvidas. Mas alguns aspectos tidos hoje em dia como verdade sobre o período medieval na Europa nada mais são do que um conjunto de informações incorretas que, quando somadas, geraram uma grande desinformação. Pelo menos é isto o que afirmam especialistas que falaram com a National Geographic.
Segundo eles, as pessoas naquela época eram bastante espertas e bem mais inteligentes do que geralmente se imagina. Enquanto filmes e séries muitas vezes retratam o povo medieval como pessoas pouco informadas, muitas vezes sem qualquer nível de escolaridade, de acordo com especialistas a verdade é outra.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Falando à National Geographic, eles afirmam que as pessoas eram sim estudiosas, amantes da arte e capazes de bolar bugigangas tecnológicas. Por exemplo, foi nessa época que o primeiro par de óculos foi criado, permitindo aos eruditos enxergar melhor as páginas dos livros. Eles também eram muito habilidosos quando o assunto era criar mapas do mundo.
Sem contar o uso da pólvora, que revolucionou para sempre os combates e guerras que viriam nos séculos seguintes.
(Fonte: Deagostini/Getty Images)
A ideia de que as pessoas eram sujas, tinham dentes podres e pouco se importavam com a própria higiene, segundo os estudiosos, é algo incorreto. Em jantares com a Família Real, por exemplo, a regra era esperar que os monarcas lavassem suas mãos antes de sentar-se à mesa.
Os aristocratas tinham o hábito de lavar as mãos antes de comer, o que era mais comum entre essa casta, mas não necessariamente restrito a ela. A plebe também lavava suas mãos antes das refeições, só que com bem menos luxo do que a nobreza.
Quanto ao banho, a verdade é que a prática era parte do cotidiano das pessoas, que se banhavam não apenas em casa, mas um dos passatempos dos homens da época era justamente ir às casas de banho. Estes locais, que podiam ser tanto públicos quanto privados, muitas vezes também serviam de fachada para bordéis.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Se tem algo que deixa os estudiosos boquiabertos é o fato de ainda hoje acreditarem que, na Era Medieval, as pessoas acreditavam que a Terra era plana. Segundo eles, esse temor de que os navios chegariam na beirada do planeta e cairiam rumo ao nada é pura balela.
Na realidade, a humanidade já tinha ciência de que o nosso planeta é uma esfera há muitos, muitos séculos. Lá atrás, na Grécia antiga, entre os séculos IX a.C. e XII a.C., as pessoas já tinham noção sobre o formato de nosso planeta. Tanto é que muito tempo depois, Cristóvão Colombo utilizou um conjunto de conhecimentos sobre astronomia para viajar até as Américas.
São muitos os mitos sobre a "Idade das Trevas" que os estudiosos de hoje em dia tentam desmitificar, mas o trabalho é árduo. Afinal, tais ideias já são difundidas e tidas como verdades pela sociedade atual.