É possível aprender um idioma enquanto dormimos?

28/07/2023 às 06:302 min de leitura

Parece mágica, mas já te adianto que a resposta é: sim! Tudo começa enquanto estamos acordados e aprendendo alguma coisa. Seu cérebro cria um “traço”: uma conexão entre o que aprendeu e outras experiências e conhecimentos que possui. Depois, quando dormimos, nossos cérebros consolidam memórias, o que nada mais é do que o processo de mover as lembranças da memória de curto prazo (onde as manteve durante sua experiência de aprendizado), para a memória de longo prazo, para que possa usar essas informações mais tarde. E é aí que o sono é muito importante para permitir que isso aconteça.

O aprendizado de idiomas tem tudo a ver com construir e fortalecer conexões em seu cérebro. E enquanto você dorme, essas conexões se fortalecem ainda mais, o que é especialmente útil para coisas novas que você aprendeu naquele dia, como novas palavras em um segundo idioma. Portanto, mesmo que não esteja aprendendo essas novas palavras durante o sono em si, ele é essencial para lembrar delas a longo prazo.

Os pesquisadores puderam estudar como e o que aprendemos enquanto dormimos fazendo experimentos de sono. E as pesquisas realmente mostram que nosso cérebro processa padrões sonoros enquanto dormimos. Frequentemente, os alunos precisam praticar novos sons em um novo idioma, e pode ser realmente desafiador ouvir as diferenças, e ainda mais pronunciá-las! Mas calma que é aqui que essa "mágica" também entra em ação!

A boa notícia é que a consolidação enquanto dorme pode ajudar seu cérebro a captar padrões nesses novos sons, e isso é importante para aprender as novas palavras. Ou seja, se quiser realmente aprender bem uma palavra, é muito mais útil praticá-la algumas vezes ao dia, ao longo de vários dias, do que repeti-la 20 vezes seguidas em uma sessão de estudo. E os cursos do Duolingo são projetados com isso em mente: ao seguir o caminho no app, as palavras recém-aprendidas voltam espaçadas ao longo do tempo.

Provavelmente você já ouviu ou ainda ouve professores e até mesmo os pais dizendo: "Não adianta ficar estudando a madrugada inteira, a prova já é amanhã, vai descansar a cabeça!". Agora você entende bem o motivo, certo? Porém, muitas pessoas não dormem o suficiente e acho importante reforçar um pouco mais sobre como o sono é importante para o aprendizado - mesmo além da consolidação da memória sobre a qual falamos anteriormente!

Antes que seu cérebro possa consolidar qualquer memória, você precisa aprender a "coisa" nova em primeiro lugar. E seu cérebro tem mais dificuldade para fazer isso se não dormiu o suficiente: a falta de sono dificulta a concentração, o que torna mais difícil prestar atenção e obter essas informações na memória de curto prazo, e também tem efeitos negativos no seu humor e na sua capacidade de tomar decisões e manter hábitos, que são fundamentais quando se quer aprender um idioma.

Como ainda não é possível construir uma máquina para ajudar no aprendizado de qualquer língua enquanto dormimos, nascemos com um cérebro que usa o sono para consolidar tudo o que aprendemos no dia. E embora possa ser tentador ficar acordado até tarde estudando, o cérebro funciona muito melhor se dermos o descanso de que ele precisa, pois o sono é o melhor aliado do aprendizado.

Com colaboração de Elise Hopman

***

Analigia Martins é colunista do Mega Curioso e diretora de Marketing no Brasil de Duolingo, a maior plataforma de aprendizado de idiomas do mundo e o aplicativo mais baixado na categoria de Educação no iTunes e na Google Play. Responsável por aumentar a notoriedade e o crescimento do Duolingo no Brasil, segundo maior mercado da empresa, a executiva tem 20 anos de experiência em marketing de serviços, especialmente na área de Educação no Brasil e nos Estados Unidos. Analigia é pós-graduada em Administração de Empresas pela Universidade Harvard e bacharel em Publicidade pela Fundação Cásper Líbero.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: