Como podemos fazer os nossos cérebros prestarem atenção?

29/09/2023 às 11:003 min de leitura

Nossos cérebros estão programados para fazer todos os tipos de coisas – incluindo armazenar memórias e prestar atenção. Pense em uma situação cotidiana que requer mais atenção do que se imagina: pedir um café na cafeteria. Você vê as pessoas, o cardápio, sente os cheiros, vê as imagens na parede… Mas, conforme se prepara para pedir, o cardápio ganha destaque e todo o resto fica em segundo plano. Talvez, enquanto se prepara para pagar, um amigo chame seu nome, distraindo você.

Para receber a sua bebida com sucesso, você deve concentrar sua atenção em uma coisa, excluindo outras: primeiro no menu e depois no barista e, enquanto isso, você deve ignorar o que está ao seu redor no café. Você inconscientemente direcionou sua atenção para certas partes do ambiente, mas também teve sua atenção desviada quando seu amigo o chamou. E como isso é possível?

Bom, a atenção é o processo de focar profundamente em uma coisa, excluindo outras. Quando chegou a sua vez de pedir, seu cérebro aumentou o foco no barista e suprimiu outras partes do ambiente. Seu cérebro percebe e armazena o que é de interesse, e essa informação é processada em mais áreas do cérebro. A atenção tem um impacto físico real no cérebro, que pode ser visto em exames cerebrais.

Passamos a vida inteira treinando nossos cérebros sobre o que atender e o que ignorar, dependendo da situação. Prestamos atenção em algumas coisas porque podem nos ajudar a sobreviver e aprendemos a prestar atenção em outras coisas porque nos ajudam a atingir uma meta de curto prazo. E temos algumas características às quais nosso cérebro não pode deixar de prestar atenção, como rotina e familiaridade, coisas que nos recompensam e nos trazem reforço positivo, padrões, coisas diferentes e que se destacam às demais, e muito mais.

Usamos esse mecanismo do cérebro também para o aprendizado de idiomas, facilitando todo o processo! A atenção ajuda você e seu aprendizado, evitando a sobrecarga de informações e priorizando informações novas, interessantes ou úteis. Como prestar atenção a algo aumenta o sinal no cérebro, as chances são maiores de que algo seja lembrado no futuro.

Na hora de estudar, perceba quando rende mais e se sai melhor. Você é uma pessoa matinal? Mais focado com algum ruído ambiente? Descubra quando são seus bons momentos e aproveite-os! Dê a si mesmo todas as chances de controlar a sua atenção no horário de estudo. Para ajudá-lo a se concentrar no que é importante, reduza as distrações e torne o ambiente de aprendizagem previsível para o seu cérebro. Experimente estudar em locais semelhantes e no mesmo horário do dia e aprenda como limitar as distrações mais tentadoras, desenvolvendo hábitos de estudo mais consistentes.

Repare também no que faz sua atenção vagar e te distrai. Use o telefone ao seu favor, não como uma distração! Por exemplo, no menu de configurações, altere seus lembretes de notificações para o horário que achar melhor. E, claro, desative as de aplicativos específicos quando precisar de tempo de concentração. Nossos hábitos e ambiente podem ser difíceis de mudar, então aprenda o que pode controlar!

Seja intencional em relação ao seu tempo de estudo. Antes de começar uma tarefa de aprendizado, identifique qual é seu objetivo final do dia e o que precisa fazer para chegar lá. Isso funciona da mesma maneira que as perguntas do guia de estudo antes de um teste ou o que vemos às vezes no início do capítulo de um livro didático. Isto é chamado de metacognição – pensar sobre como você pensa – e essa intencionalidade ajuda a esclarecer no que deseja prestar atenção.

Gamifique seu aprendizado! Afinal, é possível estudar e se divertir ao mesmo tempo. No Duolingo, por exemplo, isso é possível durante as lições e nas ligas, que estimulam os alunos. Nos outros estudos, é interessante gamificar sua atenção encontrando uma maneira de torná-la interessante para você, especialmente quando é difícil prestar atenção. Outro exemplo já conhecido é o método pomodoro, que consiste em focar a atenção durante 25 minutos e fazer uma pausa de 5 – o que lhe dá uma meta de curto prazo e pode evitar que se sinta sobrecarregado.

E não menos importante, concentre-se no que importa! A atenção nos ajuda a captar as partes mais importantes da nova informação… desde que consigamos evitar distrações! Compreender o que o afasta de seus objetivos pode realmente ajudá-lo a gerenciar seu ambiente de aprendizagem e a se preparar para o sucesso.

Que tal começar a usar essas dicas na próxima vez que for estudar?

Com colaboração de Ryan Peters

***

Analigia Martins é colunista do Mega Curioso e diretora de Marketing no Brasil de Duolingo, a maior plataforma de aprendizado de idiomas do mundo e o aplicativo mais baixado na categoria de Educação no iTunes e na Google Play. Responsável por aumentar a notoriedade e o crescimento do Duolingo no Brasil, segundo maior mercado da empresa, a executiva tem 20 anos de experiência em marketing de serviços, especialmente na área de Educação no Brasil e nos Estados Unidos. Analigia é pós-graduada em Administração de Empresas pela Universidade Harvard e bacharel em Publicidade pela Fundação Cásper Líbero.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: