Idoso vacina em trator: é permitido andar com esse veículo nas ruas?

08/04/2021 às 03:502 min de leitura

Quem estava na fila de vacinação de um drive-thru na cidade de Assis na última quinta-feira (1º) tomou um baita susto: em meio à fila de carros aguardando a sua vez de vacinar surgiu uma enorme retroescavadeira, conduzida por um morador da cidade, o idoso José de Almeida Filho, de 68 anos, que trabalha com o trator fazendo limpeza nos terrenos da cidade.

Entrevistado pelo G1, o cidadão afirmou que anda sempre de retroescavadeira. “Trabalho com ela. Minha vida é com ela, vou até no supermercado, em tudo que é lugar com ela", explicou. Por isso, quando passou em frente ao drive-thru na quinta-feira e viu que a fila da vacinação estava tranquila, estacionou o veículo e foi tomar sua vacina.

Fonte: G1/Globo/ReproduçãoFonte: G1/Globo/Reprodução

Porém, foi barrado na porta. Segundo ele, “falaram que tinha que ter uma condução”. Quando o sr. José disse que estava com a retroescavadeira, eles disseram “pode vir com o trator mesmo”. Aí ele não teve dúvida: subiu a bordo do enorme veículo e foi para a fila.

A Prefeitura de Assis oferece, além do drive-thru, outros pontos de vacinação contra o coronavírus, por enquanto apenas para os idosos. Mas o Sr. José ficou tão satisfeito em ser imunizado a bordo de sua companheira de trabalho que resolveu voltar ao local com ela para tomar a segunda dose.

Tratores podem circular livremente pelas ruas?

Fonte: José de Almeida Filho/ReproduçãoFonte: José de Almeida Filho/Reprodução

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define trator como um veículo automotor destinado a realizar trabalhos agrícolas, de construção e pavimentação e tracionar outros veículos e equipamentos. Quando circulando em via pública, esse veículo só pode ser conduzido por condutores habilitados nas categorias B, C, D ou E, conforme o peso do veículo, na forma do artigo 144 do CTB

É importante observar que não existe, na legislação de trânsito brasileira, qualquer tipo de proibição expressa para condução desse tipo de veículo na via pública e mesmo nas rodovias. Para que a proibição exista, é necessário que o órgão com circunscrição sobre a via implante a sinalização vertical de regulamentação placa R-13. 

Se não tiver a placa, a condução de tratores é livre, até mesmo para tomar vacina.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: