5 alimentos que ajudam a lidar com o mau hálito

29/05/2021 às 06:002 min de leitura

A gente aprende, desde criança, como prevenir o mau hálito, com hábitos simples no dia a dia: escovar os dentes após as refeições, passar o fio dental ao menos uma vez por dia, visitar o dentista regularmente, entre outros. De vez em quando, se estamos fora de casa sem um tubo de pasta de dentes por perto, podemos recorrer às balas e chicletes, geralmente com sabor de menta... 

Mas você sabia que o que você come também influencia no hálito? Sabe-se que o café e bebidas alcoólicas contribuem para aquele cheiro nojento que certas pessoas exalam pela boca. Por outro lado, existem alimentos que podem melhorar a situação. 

1. Frutas cítricas

Muita gente tem costume de comer uma laranja ou uma tangerina no meio do dia. Além de ser saudável, isso pode ajudar com o mau hálito, já que a vitamina C diminui o nível de bactérias ruins na sua boca, segundo estudos.

Imagem: Engin Akyurt/PexelsImagem: Engin Akyurt/Pexels

2. Outras frutas e vegetais crus

Uma das principais dicas para manter um bom hálito é manter sua boca hidratada, com bastante saliva sendo produzida — é pela falta disso que muita gente tem um bafo ruim quando acorda. Além disso, beber água é importante para evitar o bafo durante o dia.

Por motivos semelhantes, comer frutas e vegetais crus e crocantes pode ser uma boa escolha para se livrar das bactérias que causam o mau hálito, já que são alimentos que estimulam a produção de bastante saliva. 

Imagem: PexelsImagem: Pexels

3. Iogurtes probióticos

Um estudo, realizado em 2005, observou que os participantes que comeram iogurte probiótico simples (não-adoçado) tiveram redução significativa nos níveis de enxofre em suas bocas, após seis semanas. Incorporar esse item à sua dieta pode ser uma forma eficiente de diminuir os problemas com mau hálito no longo prazo.

Imagem: Life of Pix/PexelsImagem: Life of Pix/Pexels

4. Salsa

As folhinhas de salsa são usadas como solução para o mau hálito desde que o mundo é mundo, bem antes que seus efeitos pudessem ser comprovados cientificamente. Mas a salsa tem propriedades bactericidas que ajudam a matar os microrganismos que geram o enxofre que causa mau hálito. Outras ervas finas ricas em clorofila podem ajudar.

Imagem: Suzy Hazelwood/PexelsImagem: Suzy Hazelwood/Pexels

5. Chá verde

Assim como o café que muitos de nós tomamos aos baldes, durante o expediente, o chá verde também tem cafeína. Mas, ao contrário da outra bebida, esta não causa bafo — e, ao contrário, ajuda a combatê-lo. Isso porque o chá verde tem polifenóis que ajudam a limpar sua boca do enxofre. 

Imagem: Tima Miroshnishenko/PexelsImagem: Tima Miroshnishenko/Pexels

Essas são substituições simples que você pode fazer na sua dieta, para dar uma aliviada no bafinho que pode surgir durante o dia. De resto, o mais efetivo mesmo é seguir as dicas do seu dentista — e visitá-lo regularmente. Caso você tenha um bafo de onça que não passa de jeito nenhum, você pode estar com algo mais sério e vale procurar ajuda.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: