publicidade

Qual é a cor de um espelho?

21/05/2022 às 09:002 min de leitura

Você já parou para pensar sobre qual é a cor dos espelhos que você tem em casa? A primeira resposta que as pessoas tendem a dar é, muito provavelmente, prateado ou acinzentado. No entanto, pensamos isso principalmente porque é assim que os espelhos são retratados, por exemplo, nos desenhos e nos filmes de animação, e não porque esta constatação esteja correta.

Resumidamente, a resposta mais correta é: os espelhos têm um tom levemente esverdeado. E isto acontece porque a maior parte dos espelhos não são perfeitos. Um chamado espelho perfeito é aquele que possui reflexão especular, o que quer dizer que ele reflete toda a luz em uma única direção. Neste caso, a cor refletida é a do objeto que está em sua frente (uma curiosidade: não existe nenhum espelho totalmente perfeito — o máximo já observado foram espelhos que refletem 95% da luz). 

A razão da cor verde

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Mas a maioria dos espelhos, como já dissemos, é imperfeita. Isto acontece porque os espelhos "domésticos" são produzidos a partir de um substrato de vidro de sílica e cal, misturado a um suporte de prata. As duas substâncias, quando combinadas, criam a tonalidade esverdeada no espelho. Entretanto, isso não é visível a olho nu se apenas olharmos diretamente para ele e vermos nossa imagem refletida.

Em 2004, os pesquisadores Raymond L. Lee Jr. e Javier Hernández-Andrés publicaram um artigo em que relatam uma experiência feita no Museu da Ciência em Granada, na Espanha, para medir as imagens geradas pelos espelhos do local. Eles notaram que os espelhos refletiam melhor em um comprimento de onda específico — mais exatamente, entre 495 e 570 nanômetros. Este é o comprimento de onda que o olho humano percebe como verde.

O efeito físico da luz quando um espelho está na frente do outro (em uma experiência que costuma chamar "túnel de espelhos") é rebater, o que vai enfraquecendo as capacidades reflexivas destes espelhos.

Uma forma de testar isso é a seguinte: coloque dois espelhos de frente um para o outro, criando o túnel. Pare no meio deles e espie o seu reflexo sem fim, e preste bem atenção. Você verá que, no fundo do túnel, a tonalidade verde estará mais escura e mais forte. Isto acontece porque a luz foi refletida várias vezes, deixando o tom de verde mais perceptível ao olho humano.

Os espelhos podem ser... brancos?

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Se a sua resposta sobre a cor do espelho foi "branco", ao invés de "prata", saiba que você não estava exatamente errado. A explicação sobre isso vem, novamente, da física: o branco é a cor que reflete todos os comprimentos de onda presentes no espectro das cores

Então, explicando de uma forma bem simples, a diferença de uma folha branca de papel e um espelho é que a folha, tal como qualquer objeto branco, "espalha" a luz em direções diferentes, enquanto o espelho reflete toda a luz na mesma direção de onde ela veio.

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: