Ciência
24/06/2023 às 12:00•2 min de leitura
Você sabia que viajar para Israel pode ser um impeditivo para que você entre em alguns países do Oriente Médio? Antes de qualquer coisa, viajar é um desejo e um sonho para muitas pessoas. É algo que exige muita preparação, planejamento e pesquisa, seja a viagem para uma cidade vizinha ou para outro país.
Porém, se você deseja viajar para Israel, infelizmente o cuidado precisa ser redobrado. Veja a lista de países que impedem a entrada de pessoas com registro de passagem por Israel no passaporte:
(Fonte: Rama Toshi Arya's Blog/Reprodução)
A Primeira Guerra Árabe-Israelense, que ocorreu entre 1948 e 1949, é conhecida por ter "inaugurado" os intensos conflitos no Oriente Médio, originando, inclusive, a questão da Palestina. A declaração de guerra por parte dos árabes aconteceu como resposta à decisão da ONU em criar o Estado de Israel, em 1948.
Por conta do péssimo relacionamento entre os países supracitados, que não reconhecem o Estado de Israel, é proibido que seus cidadãos façam essa viagem, assim como viajantes que estiveram lá também não são aceitos nesses respectivos territórios.
Leia também: 8 países que uma simples visita te banirá dos EUA para sempre
A boa notícia, por outro lado, é que na maioria dos casos os agentes de imigração não tem como saber onde você esteve. Em 2003, Israel parou de carimbar passaportes, dando, no lugar, um papel azul separado que contém informações pessoais e uma foto. Caso você queira alugar um carro ou se hospedar em um hotel, por exemplo, precisará dele.
Ao final da viagem, o papel é recolhido e substituído por um idêntico, mas na cor rosa – e você pode fazer o que quiser com ele, desde guardar de recordação até jogar no lixo. Nada fica registrado no seu passaporte.
(Fonte: Getty Images)
Israel faz fronteira com o Egito e a Jordânia, portanto, é muito comum que visitantes desses três locais transitem para os outros por terra. Portanto, apesar de não haver registro no passaporte quando você viaja de avião até Israel, os agentes de imigração do Egito e da Jordânia podem, sim, carimbar seu passaporte.
Para os países que não têm boas relações diplomáticas com Israel, um carimbo de posto de fronteira terrestre significa (indiretamente) que você esteve no país. E isso, sim, pode te causar problemas.
Em alguns países, como o Líbano, sua entrada será negada e você será deportado no próximo avião disponível. E, com certeza, a experiência não será nada agradável – apesar de você não ser cobrado financeiramente ou detido por um longo período.
Na Síria, porém, as consequências podem ser mais "tediosas", já que é possível que você seja detido por uma noite inteira.
(Fonte: Getty Images)
Quanto à rota contrária, não há problema algum, visto que Israel não nega a entrada de passaportes com carimbos dos países citados no início do texto. Contudo, é possível que você precise responder mais perguntas do que o normal, como explicar seu itinerário completo, além de ter seu telefone verificado, etc.
É essencial manter a cordialidade e cooperar com as autoridades israelenses nesse caso. Caso você seja um turista com boas intenções, só precisará responder algumas coisas antes de ser liberado sem problemas!