Amaranto possui excelentes propriedades para a sua saúde

19/04/2011 às 08:071 min de leitura

Os alimentos funcionais estão cada vez mais em alta quando o assunto é cuidar da saúde e manter uma alimentação mais balanceada. E a bola da vez é o amaranto, um cereal que tem alta concentração de fibras, nutrientes e está fazendo sucesso nos cardápios saudáveis.

O amaranto possui propriedades que podem auxiliar no emagrecimento e no aumento da massa muscular. Ele contém substâncias anti-inflamatórias que agem na recuperação dos músculos após a atividade física e contribuem para o ganho de massa magra.

O supercereal

O amaranto é um cereal originário da região dos Andes e possui uma excelente quantidade de proteínas de alto valor biológico, cerca de 14 a 20% a mais se comparado a outros cereais. Além disso, é rico em vitaminas A, B, C e E, cálcio, magnésio, ferro, zinco, potássio e fósforo.

Por meio de recentes pesquisas, foi comprovado que este cereal também reduz as taxas de colesterol. E os benefícios não param por aí: o amaranto, por ser muito rico em cálcio, pode substituir alimentos como o leite e seus derivados na alimentação de pessoas com intolerância a lactose.

Os celíacos (pessoas com intolerância ao glúten) também podem aproveitar as vantagens deste rico alimento, pois o amaranto não contém glúten na sua composição.

Você pode encontrar o amaranto em lojas de produtos naturais, na forma de grãos, flocos e farinha. Na hora de consumir, você pode usar em sucos, vitaminas, cozido, em saladas, pratos salgados e até em bolos, biscoitos e pães. É mais um alimento funcional que podemos incluir em nossa alimentação diária, além de alternar com seus “cereais amigos”, como a quinoa e a linhaça.

Quer conferir uma receitinha saudável com amaranto? Veja aqui.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: