Afinal, é possível engravidar durante a menstruação?

01/09/2017 às 05:402 min de leitura

Pode parecer uma dúvida boba e descabida, uma vez que, tecnicamente, a fertilização do óvulo não deveria ser possível durante a menstruação. Entretanto, apesar de ser pouco provável que a concepção ocorra nesse período, como inúmeras mulheres pelo mundo podem atestar, não é impossível, não! Aliás, deixe a gente explicar a razão para você ficar esperto!

De acordo com Gina Shaw, da Universidade de Berkeley, para entender o motivo de a possibilidade de engravidar em caso de relação sexual sem proteção durante a menstruação ser real, primeiro precisamos entender como o ciclo menstrual acontece.

Tabelinha

Conforme você deve se recordar das aulas de Biologia, o ciclo menstrual corresponde ao período transcorrido entre o primeiro dia da menstruação e o primeiro dia da menstruação seguinte — e, em média, esse intervalo tem duração de 28 a 30 dias. E você também deve se lembrar de que a ovulação é a etapa do ciclo em que alterações hormonais impelem um ovário a liberar um óvulo, certo?

Essa etapa do ciclo ocorre vários dias após o início da menstruação e, considerando o ciclo médio (de 28-30 dias), a ovulação geralmente acontece por volta do 14º dia do ciclo, embora seja importante levar em consideração que existem variações e que ela pode ocorrer do 11º ao 21º dia.

(Pixabay/Pexels)

Isso significa que a probabilidade de que uma mulher engravide se fizer sexo sem proteção durante a menstruação deveria ser nula, uma vez que o óvulo só é liberado pelo ovário vários dias depois de o sangramento terminar. Contudo, nem todas as mulheres ovulam entre 11 e 21 dias após o início ciclo. Algumas têm ciclos de 21 a 24 dias, por exemplo, e, portanto, não ovulam entre o 11º ao 21º dia, mas antes.

Então, digamos que uma mulher com ciclo menstrual mais curto faça sexo no finalzinho da menstruação. Dependendo das circunstâncias, os espermatozoides podem sobreviver no corpo feminino por até cinco dias. E, se um desses carinhas ficar por ali, de boa, no interior do útero por esse tempo, e a ovulação tiver início quatro ou cinco dias após a relação sexual ter acontecido, ele pode muito bem encontrar o óvulo, fertilizá-lo e... bem, você já sabe o que acontece depois.

Já que estamos no assunto...

De acordo com Gina, mulheres na perimenopausa — isto é, nos anos que precedem a menopausa — também pode engravidar. Esse período geralmente tem início depois que as mulheres passam dos 40 e poucos anos e pode durar entre 8 e 10 anos. Nessa fase, os ovários passam a produzir menos estrogênio e, consequentemente, a fertilidade cai.

(Pixabay/Daniel Reche)

Além disso, os períodos menstruais se tornam mais irregulares e, portanto, fica mais difícil determinar quando a ovulação está acontecendo, mas nenhum desses fatores impede que uma mulher possa engravidar na perimenopausa. A menopausa mesmo só pode ser diagnosticada — tipicamente pelo ginecologista e — depois de uma mulher ficar pelo menos 1 ano inteiro sem menstruar. Sendo assim, para evitar surpresas, converse com o seu médico e escolha com a ajuda dele o melhor método anticoncepcional para o seu caso.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: