Saúde/bem-estar
08/09/2017 às 05:00•2 min de leitura
O sistema respiratório é imprescindível para a vida — disso não restam dúvidas. Mas você sabe quais são todas as estruturas e processos envolvidos em seu funcionamento? Não pense você que são apenas o seu nariz, boca e pulmões!
Na verdade, o sistema é composto pelas vias respiratórias, que incluem o nariz, boca, laringe, traqueia, brônquios, os pulmões e seus vasos sanguíneos e diversos músculos que ajudam na nossa respiração, incluindo o diafragma, os músculos intercostais, abdominais e do pescoço. Bastante coisa, né? E a forma como todas essas estruturas e órgãos trabalham juntas é fascinante.
O ar contendo oxigênio que inspiramos é levado pelas vias respiratórias até os pulmões — e também são elas que se encarregam de direcionar o ar contendo dióxido de carbono para fora do nosso organismo.
Mas um aspecto interessante é que o nosso nariz e boca aquecem o ar que nós respiramos para que a temperatura não irrite os pulmões. Além disso, as vias respiratórias contam com células ciliares que ajudam a capturar germes e partículas que possamos inalar — e esses elementos externos são expelidos através de tosses e espirros.
Tem ainda a epiglote, uma espécie de lâmina que se encontra logo no início da laringe e que se abre quando respiramos. Entretanto, ela também cobre a abertura da laringe para evitar que alimentos e líquidos que engolimos passem pelas vias respiratórias e cheguem aos pulmões.
Epiglote
Aliás, falando em pulmões, você sabia que o esquerdo é ligeiramente menor do que o direito para poder acomodar o coração? E ainda sobre esses órgãos, eles são divididos em cinco segmentos — dois no esquerdo e três no direito —, portanto, se por alguma razão uma parte do pulmão precisa ser removida, as demais divisões permitem que a gente continue respirando. Veja a seguir!
Já os brônquios são os tubos que se levam o ar aos pulmões e eles se ramificam no interior dos órgãos em estruturas que se chamam bronquíolos — e estes, por sua vez, se ramificam em alvéolos, que são como pequenas “bolsinhas” de ar cobertas por capilares.
Alvéolos
Os capilares são uma rede de pequenos vasos sanguíneos que se conectam com as veias e artérias que transportam o sangue através do organismo para alimentar órgãos e tecidos.
Temos ainda os músculos que se encontram ao redor dos nossos pulmões e que ajudam esses órgãos a se expandir e contrair quando inspiramos e expiramos. Além disso, também contamos com a musculatura do pescoço e da região da clavícula que podem ajudar na respiração quando os demais músculos envolvidos no processo são impossibilitados de trabalhar por alguma razão.