Sabia que as calêndulas podem ser usadas como pesticidas naturais?

13/03/2019 às 02:002 min de leitura

Talvez você nunca tenha ouvido falar nisso, principalmente se você não for muito familiarizado com jardinagem, mas existe um papo de que as calêndulas (Calendula officinalis), quando plantadas juntamente com alguns cultivos, em especial tomates, podem proteger os frutos contra o ataque de alguns insetos.

Pois, de acordo com Stephen Luntz, do site IFLScience!, pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, confirmaram que as calêndulas são eficientes inseticidas mesmo, e inclusive propõem que a planta seja usada em maior escala, já que, embora ofereça proteção contra determinadas pragas, as calêndulas não representam risco de contaminação ao meio ambiente.

Proteção natural

Segundo descobriram os cientistas, as calêndulas possuem um composto chamado limoneno que age especificamente sobre umas mosquinhas brancas da família Aleyrodidae – conhecidas popularmente como piolho-farinhento e mosca-branca-dos-citrus –, um inseto que tem predileção por tomates, repolhos e outras hortaliças, e que, além de devorar as plantas, libera uma secreção que propicia o surgimento de fungos nos cultivos.

Praguinhas (Reprodução / Wikimedia Commons)

Entretanto, o que as calêndulas fazem é liberar limoneno em grandes quantidades, substância essa que deixam as moscas-brancas confusas – sem matá-las –, espantando as pragas sem contaminar o meio ambiente. Outra vantagem é que, ao não causar a morte dos insetos, as moscas levariam muito mais tempo para criar resistência ao limoneno do que levam para desenvolver contra os pesticidas normalmente em uso na agricultura.

Além disso, a substância produzida pelas calêndulas não interfere nas populações de insetos que são beneficiais e importantes na polinização, como é o caso das abelhas, e as flores inclusive atraem mais dessas espécies – que se alimentam de sua seiva.

Além de oferecer proteção, as flores deixariam as plantações mais bonitas! (Reprodução / Wikimedia Commons / Etienne)

Os pesquisadores sugerem que os agricultores plantem canteiros de calêndulas entre os de tomates e outras hortaliças para evitar infestações, e até a instalação de dispositivos para a pulverização de limoneno sobre as plantas para atacar as pragas. Existem também evidências de que outras espécies de calêndula são capazes de afugentar pulgões e outros bichos e, apesar de as flores não serem pesticidas universais, é bom saber que há opções naturais que podem ser usadas sem prejudicar o meio ambiente.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: