Ciência
07/03/2023 às 02:00•3 min de leitura
Talvez um dos minerais mais famosos e importantes para nossa saúde seja o ferro, cuja deficiência causa anemia, mais especificamente a chamada anemia ferropriva. A falta de ferro é considerada um dos problemas mais comuns no mundo relativos à alimentação. Vamos saber mais um pouquinho sobre esse mineral?
Células vermelhas - Hemoglobina - Responsável pela troca gasosa. (Fonte: Getty Images)
O ferro é um mineral vital para o nosso organismo. Ele está inserido em muitas funções metabólicas, como o transporte de oxigênio para todo o corpo, a síntese de DNA e a obtenção de energia.
O peixe contém ferro heme em sua composição. (Fonte: Getty Images)
É o ferro orgânico apenas encontrado em fontes de origem animal. Ele possui maior eficiência na absorção pelo nosso corpo (20 a 30% da quantidade presente no alimento), favorecendo o aumento desse elemento no organismo.
O ferro não heme é o ferro inorgânico, ou seja, aquele encontrado em fontes vegetais. Sua absorção comparada ao ferro heme é bem menor (2 a 10% do ferro presente no alimento), mas há protocolos que podem ajudar na melhora dessa absorção.
Alimentos fonte de ferro. (Fonte: Getty Images)
Cansaço - sintoma da deficiência de ferro
A deficiência de ferro causa uma condição chamada anemia ferropriva. Há outros tipos de anemia também que são causadas por deficiências de vários tipos de vitaminas, diferenciação celular, o fato de ser autoimune, exposição à radiação e medicamentos, podendo também ser congênita. Por isso não confunda: nem toda anemia é causada pela falta de ferro.
O que pode causar a deficiência de ferro? Sangramentos, má absorção de minerais, consumo insuficiente de ferro etc. Alguns dos sintomas são queda de cabelo, cansaço extremo, tontura, dor de cabeça, fraqueza muscular, palidez, unhas quebradiças, desânimo, alteração do paladar etc.
Suco de laranja ajuda na absorção do ferro
Existem alguns truques:
Tomar vinho depois das refeições pode prejudicar a absorção de ferro
O tratamento deve ser feito com profissionais da saúde capacitados, como médicos e nutricionistas, que entendam do quadro clínico do paciente, promovam uma dieta adequada, balanceada e que atenda às necessidades individuais. De maneira geral e por exames laboratoriais e teste físico, a conduta indicada é a suplementação com sulfato ferroso (oral) ou injeção endovenosa de ferro, tendo uma rápida eficiência.
***
Marcela Andrade Lopes, colunista semanal do Mega Curioso, é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, bacharel em Nutrição, perita judicial na área da Nutrição e pós-graduanda em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Família. Ela pode ser encontrada em seu Instagram: @nutrimahandrade.