68
Compartilhamentos

Licor de veneno de vespa gigante: você se atreveria a dar um golinho?

Equipe MegaCurioso

Vira e mexe ficamos sabendo esquisitices culinárias que surge em algum país asiático — e nós do Mega Curioso inclusive já compartilhamos inúmeras delas por aqui, como foi o caso de várias listas de chocolates, sorvetes e alimentos em geral com sabores totalmente inusitados. Pois recentemente nos deparamos com mais um item estranho que é produzido no Oriente — mais precisamente, no Japão: um licor feito de veneno de vespa gigante fermentada chamado shouchuu.

Shouchuu

Mas deixe a gente falar da vespa primeiro! De acordo com o pessoal do site Boredom Therapy, a estranha bebida é preparada a partir de vespas enormes da subespécie Vespa mandarinia japonica, um “insetinho” que pode medir por volta de 5 centímetros de comprimento, ter envergadura de asas de 7,5 cm e aplicar uma potente toxina com sua picada capaz de dissolver tecidos humanos.

Olha o tamanho da criança!

Nem precisamos dizer que os ataques são bastante dolorosos — e perigosos —, não é mesmo? Mas, mesmo assim, existem japoneses valentes o suficiente para sair por aí em busca de vespas para fazer o tal licor. O primeiro passo envolve localizar os enxames, e os caçadores dão preferencia àqueles que se encontram sob a terra, já que, assim, para capturar os insetos, basta excitar as vespas e colocar uma bolsa de plástico na entrada da colônia.

Pequeninas

Após serem capturados, os bichos são colocados em um recipiente — onde, por estarem supernervosos, começam a liberar o veneno. Depois, o frasco é preenchido com álcool de cereais, substância que neutraliza a ação da toxina, e as vespas, juntamente com o veneno, são deixadas lá para fermentar durante aproximadamente 3 anos.

O licor não é comercializado em supermercados e lojas japonesas

O resultado é uma bebida com coloração amarelada (ligeiramente parecida como xixi, em nossa opinião!) e com aroma que, segundo dizem, lembra o cheiro de carne humana — eca! Com relação ao sabor, os corajosos que se atreveram a provar o shouchuu afirmam que ele lembra o da vodka, mas deixa a boca com um gostinho salgado e potente depois de ser tragado.

Você se atreveria a dar um golinho?

E por que alguém se atreveria a beber um negócio desses aí? Segundo a turminha do Boredom Therapy, apesar de o shouchuu não ser comercializado “legalmente” no Japão — a bebida geralmente é vendida em doses nas áreas rurais do país —, existem rumores de que o licor oferece inúmeros benefícios para a saúde.

Não parece muito... palatável

Entre as vantagens associadas com o preparado está a de que ele seria um santo remédio para as dores de cabeça, o cansaço e a ressaca, bem como uma espécie de “elixir” da juventude, promovendo uma pele mais bonita e de aparência mais saudável. E aí, caro leitor, você tomaria um golinho de shouchuu?

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER