Licor de veneno de vespa gigante: você se atreveria a dar um golinho?

02/07/2019 às 02:302 min de leitura

Vira e mexe ficamos sabendo esquisitices culinárias que surge em algum país asiático — e nós do Mega Curioso inclusive já compartilhamos inúmeras delas por aqui, como foi o caso de várias listas de chocolates, sorvetes e alimentos em geral com sabores totalmente inusitados. Pois recentemente nos deparamos com mais um item estranho que é produzido no Oriente — mais precisamente, no Japão: um licor feito de veneno de vespa gigante fermentada chamado shouchuu.

Shouchuu

Mas deixe a gente falar da vespa primeiro! De acordo com o pessoal do site Boredom Therapy, a estranha bebida é preparada a partir de vespas enormes da subespécie Vespa mandarinia japonica, um “insetinho” que pode medir por volta de 5 centímetros de comprimento, ter envergadura de asas de 7,5 cm e aplicar uma potente toxina com sua picada capaz de dissolver tecidos humanos.

Olha o tamanho da criança!

Nem precisamos dizer que os ataques são bastante dolorosos — e perigosos —, não é mesmo? Mas, mesmo assim, existem japoneses valentes o suficiente para sair por aí em busca de vespas para fazer o tal licor. O primeiro passo envolve localizar os enxames, e os caçadores dão preferencia àqueles que se encontram sob a terra, já que, assim, para capturar os insetos, basta excitar as vespas e colocar uma bolsa de plástico na entrada da colônia.

Pequeninas

Após serem capturados, os bichos são colocados em um recipiente — onde, por estarem supernervosos, começam a liberar o veneno. Depois, o frasco é preenchido com álcool de cereais, substância que neutraliza a ação da toxina, e as vespas, juntamente com o veneno, são deixadas lá para fermentar durante aproximadamente 3 anos.

O licor não é comercializado em supermercados e lojas japonesas

O resultado é uma bebida com coloração amarelada (ligeiramente parecida como xixi, em nossa opinião!) e com aroma que, segundo dizem, lembra o cheiro de carne humana — eca! Com relação ao sabor, os corajosos que se atreveram a provar o shouchuu afirmam que ele lembra o da vodka, mas deixa a boca com um gostinho salgado e potente depois de ser tragado.

Você se atreveria a dar um golinho?

E por que alguém se atreveria a beber um negócio desses aí? Segundo a turminha do Boredom Therapy, apesar de o shouchuu não ser comercializado “legalmente” no Japão — a bebida geralmente é vendida em doses nas áreas rurais do país —, existem rumores de que o licor oferece inúmeros benefícios para a saúde.

Não parece muito... palatável

Entre as vantagens associadas com o preparado está a de que ele seria um santo remédio para as dores de cabeça, o cansaço e a ressaca, bem como uma espécie de “elixir” da juventude, promovendo uma pele mais bonita e de aparência mais saudável. E aí, caro leitor, você tomaria um golinho de shouchuu?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: